Translate

sexta-feira, 29 de julho de 2022

Em 2022, Sobrecarga da Terra é neste dia 28

Floresta queimada em Caqueta, Colômbia. (Foto: Luisa Gonzalez)

O centro de pesquisa Global Footprint Network alerta para o consumo de recursos naturais que ultrapassa os níveis de regeneração do planeta Terra. Neste ano de 2022, a ultrapassagem deste limite é hoje, 28 de julho. A cada ano, é antecipada a data do dia em que a exploração sustentável é excedida. Em cinquenta anos, o consumo do planeta dobrou.

Marco Guerra - Cidade do Vaticano

Este dia 28 de julho é o Earth Overshoot Day (“Dia da Sobrecarga da Terra”), ou seja, o dia em que a humanidade esgota o consumo de todos os recursos que os ecossistemas naturais podem renovar ao longo do ano e entra na dívida ecológica. Esta data é calculada pelo grupo de pesquisa internacional Global Footprint Network e, para este ano de 2022, cai em 28 de julho, um dia antes relação a 2021, quando os cálculos haviam estabelecido o limite da superexploração da Terra em 29 de julho.

Exploração dos recursos em excesso

De certa forma, a partir de hoje até 31 de dezembro, produzimos e consumimos recursos naturais que pertencem às gerações futuras, detraindo o futuro próspero e pacífico dos nossos filhos e netos. O limite de consumo disponível, chamado “ponto de equilíbrio”, foi ultrapassado a partir da década de 1970. Desde então começou, cada vez mais, a nossa dívida para com o planeta, no sentido de diminuição da biodiversidade, florestas e água doce.

Em cinquenta anos, o consumo dos recursos naturais quase duplicou. Por isso, todos os anos, a Global Footprint Network define o Earth Overshoot Day ou Dia da Sobrecarga da Terra, com base no calendário do ano anterior.

Na realidade, a humanidade utiliza, atualmente, 74% a mais dos recursos que os ecossistemas do planeta podem regenerar: isto equivale ao uso de mais de um planeta e meio deste em que vivemos. Claro, nem todos os países ultrapassam os recursos disponíveis: por exemplo, se a população global fizesse como os estadunidenses, seriam necessários mais de 5 planetas Terra para satisfazer suas necessidades. Logo, o impacto das atividades antrópicas torna-se crucial para a manutenção e equilíbrio dos ecossistemas.

Fonte: https://www.vaticannews.va/pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF