Translate

terça-feira, 19 de julho de 2022

Santa Missa em Ação de Graças pelo aniversário natalício de Dom Paulo Cezar

arqbrasilia

Arquidiocese de Brasília celebra 55 anos de vida de Dom Paulo Cezar na próxima quarta-feira (20/07)

Na próxima quarta-feira (20/07), a Arquidiocese de Brasília celebrará os 55 anos de vida do Arcebispo da Capital Federal, Dom Paulo Cezar Costa. Nascido em 20 de julho de 1967, Dom Paulo Cezar celebrará, pela segunda vez, seu natalício à frente da Igreja em Brasília.

A Santa Missa em Ação de Graças terá lugar na Catedral Metropolitana de Brasília, nesta próxima quarta-feira (20/07), às 12h15. Todos o clero e fiéis leigos são convidados para render graças a Deus e rezar pela vida do pastor do rebanho que se reúne sob o seu pastoreio.

Saiba mais sobre o quinto Arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar Costa

Nascimento: 20/07/1967

Ordenação Presbiteral: 05/12/1992

Ordenação Episcopal: 05/02/2011

Lema Episcopal: “Omnia Sustineo Propter Electos” (Tudo suporto pelos eleitos)

Posse como Arcebispo de Brasília: 12/12/2020

Filho de Geraldo Manoel da Costa Amaral e Maria Alice Miranda Amaral. Nascido na cidade de Valença, Rio de Janeiro. Foi ordenado sacerdote em 5 de dezembro de 1992, na Diocese de Valença, Rio de Janeiro. Foi pároco, reitor do seminário e professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio.

Graduado em Teologia pelo Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro (1991), mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana (1998) e doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana (2001). Na dimensão acadêmica tem experiência na área de Teologia, com ênfase na Teologia Sistemática nas áreas de Patrologia, Cristologia e Trindade. Além disso, por muitos anos, foi professor assistente da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, diretor do Departamento de Teologia da PUC-Rio; professor e diretor do Instituto de Filosofia e Teologia Paulo VI, professor do Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro pelo Papa Bento XVI em 24 de novembro de 2010 e ordenado no dia 5 de fevereiro de 2011 pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, O. Cist.. Na Arquidiocese do Rio de Janeiro foi articulador e organizador da Jornada Mundial da Juventude de 2013, além de animador da Pastoral Universitária, como Bispo da Comissão Arquidiocesana de Aquisição de Terrenos e Evangelização, das Missões, da Academia Fides et Ratio e do Centro Cultural Dom Eugenio de Araújo Sales. Também, acompanhou o economato da arquidiocese, o Departamento Jurídico, o Patrimônio Histórico e Cultural da Arquidiocese do Rio e os estudantes no exterior, membro do Conselho Diretor da Associação Mantenedora da PUC-Rio e do Conselho Universitário da PUC-Rio.

No Regional Leste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), foi eleito bispo referencial da Pastoral Universitária e da Comissão Regional para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada. E, também, membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé na CNBB.

Em 22 de junho de 2016 o Papa Francisco o nomeou como o 7º Bispo da Diocese de São Carlos. Sua posse canônica aconteceu no dia 06 de agosto de 2016 onde permaneceu até ser nomeado como Arcebispo de Brasília, em 21 de outubro de 2020. Na Diocese de São Carlos reestruturou o setor de comunicação da diocese, ordenou inúmeros padres, criou paróquias, além de ter promovido a reorganização da cúria diocesana.

Foi nomeado Arcebispo de Brasília, pelo Papa Francisco, no dia 21 de outubro de 2020, tendo tomado posse na Solenidade de Nossa Senhora de Guadalupe, no dia 12 de dezembro de 2020. Até o presente momento Dom Paulo Cezar Costa já visitou quase que a totalidade das paróquias da Arquidiocese, iniciou o plano de reestruturação da Cúria Metropolitana, além de organizar a VII Assembleia Arquidiocesana e promover o diálogo com os poderes públicos.

Atualmente, é responsável pelo Setor Universidades da Igreja no Brasil da Comissão Episcopal Pastoral para Educação e Cultura, membro do Conselho Permanente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil); referencial para o Instituto Nacional de Pastoral Alberto Antoniazzi (INAPAZ); presidente do grupo de Análise de Conjuntura Eclesial da CNBB; membro do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM); em Roma é membro da Pontifícia Comissão para América Latina e do Pontifício Conselho para Unidade dos Cristãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF