Translate

domingo, 24 de julho de 2022

Abraham Lincoln foi uma estrela como pai: aqui está o seu estilo

Abraham Lincoln | Wikimedia Commons
Therasa Civantos Barber

Lincoln foi notável em muitas coisas, inclusive no seu estilo como pai. Mas ele teve de superar muitas dificuldades para alcançar isso.

É difícil não ficar um tanto obcecado por Abraham Lincoln quando se começa a aprender sobre a sua vida.

Mais de 15.000 livros foram escritos sobre ele, mais do que qualquer outra pessoa na história mundial, com a exceção, é claro, de Jesus.

Como é que um homem que frequentou a escola durante menos de um ano se tornou um escritor tão eloquente e um pensador brilhante? O que levou um homem que cresceu na pobreza extrema a tornar-se um estadista e líder internacional? Como é que um homem que sofreu tanto permaneceu compassivo e gentil, ao invés de ter se tornado ressentido e amargo?

Trajetória

Tudo na sua vida adulta foi quase o oposto dos seus primeiros anos de vida. Talvez uma das maiores diferenças tenha sido a forma como ele criou os seus filhos.

Lincoln foi abençoado com uma mãe maravilhosa, Nancy, da qual uma vez disse: “Tudo o que sou, ou espero ser, devo à minha mãe, um anjo”.

Mas Nancy morreu quando Abraão tinha apenas nove anos, e o seu pai era muito diferente de Nancy. De fato, Thomas Lincoln era duro, antipático e muitas vezes zangado.

Durante a adolescência de Abraham, quando assumiu maiores responsabilidades de trabalho, o seu pai foi duro com ele. Nunca compreendendo totalmente o desejo do seu filho de ler e aprender, Thomas repreendeu Abraham, tachando-o de “preguiçoso” e era conhecido por enxotá-lo sempre que o apanhava a ler livros. Consequentemente, quando Thomas Lincoln morreu em 1851, o seu filho não compareceu ao funeral.

A hostilidade do seu pai à educação de Abraham torna ainda mais impressionante que ele tenha sido capaz de se educar e de se tornar advogado e político. Mas ainda mais impressionante é a forma como ele reagiu ao tratamento do seu pai.

Gentileza e respeito

Em vez de continuar o ciclo de menosprezo, Lincoln decidiu ser tão diferente quanto possível do seu pai. Ele era o que hoje chamaríamos um “quebra-ciclo”.

Um “quebra-ciclo” é alguém que reconhece traços prejudiciais ou disfuncionais que existem na cultura da sua família e decide desfazer-se desses traços e trocá-los por algo diferente.
Abraham mudou o padrão de paternidade na sua família.

Nesse sentido, Lincoln passou a dedicar a sua energia e esforços para se tornar um pai gentil e respeitoso.

A sua esposa, Mary Lincoln, escreveu: “[Abraham Lincoln] era o mais bondoso e carinhoso marido e pai do mundo”.

Onde o seu pai era severo e punitivo, Abraham era gentil e compreensivo. Onde o seu pai rejeitou os seus interesses, Abraham abraçou aquilo que os seus filhos amavam.

Amor pelos filhos

O seu companheiro no Direito, William Herndon, escreveu uma vez: “Ele adorava os seus filhos e o que eles adoravam; amava o que eles amavam e odiava o que eles odiavam”.

Para ser claro, o seu estilo de paternidade, embora amorosa e gentil, não era permissiva. Lincoln era firme em manter limites quando os seus filhos precisavam da sua orientação. O seu antigo parceiro no Direito recorda:

O gosto do Sr. Lincoln pelos seus filhos não conhecia limites. Quase lhe partiu o coração usar a sua autoridade paterna para corrigir as suas ocasionais demonstrações de temperamento ou insubordinação; mas quando a ocasião exigia o sacrifício, demonstrou grande firmeza ao ensinar-lhes a mais estrita obediência.

Virtudes

Firmeza e ternura; amor incondicional e respeito atencioso. Estas virtudes intemporais são tão importantes para os pais agora como o eram no século XIX.

Podemos aprender de Lincoln a ser pais calmos e pacíficos, porém com autoridade. Ou, como o próprio Sr. Lincoln sempre disse, num sentimento que transcende os séculos, “o amor é a corrente pela qual se prende uma criança aos seus pais”.

Conhecemos Lincoln, o presidente, e Lincoln, o emancipador. Mas será que conhecemos Lincoln, o pai exemplar?

Como muitos pais e mães hoje em dia procuram um estilo pacífico e positivo, um estilo que mescle gentileza e respeito com limites claros, talvez este lado de Lincoln seja aquele que mais queremos conhecer.

Fonte: https://pt.aleteia.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF