Translate

sexta-feira, 29 de julho de 2022

Cardeal Muller: Caminho Sinodal Alemão é o oposto de uma verdadeira reforma da Igreja

Cardeal Muller | Guadium Press
O cardeal chama-o de “heresia sinodal alemã”. Ele se refere à recente advertência de Roma a esse sínodo.

Redação (28/07/2022 09:34Gaudium Press) Como de costume, as palavras do Cardeal Gerhard Muller, ex-prefeito do Dicastério da Doutrina da Fé, não vão com o vento, elas têm seu peso.

Agora, em um artigo publicado na kath.net, o cardeal se refere novamente à difícil situação da Igreja alemã, especificamente ao chamado Caminho Sinodal Alemão, e alude à recente declaração da Santa Sé, advertindo para que esse sínodo não se afaste da unidade da Igreja universal e que suas determinações não tenham efeitos jurídicos.

O Cardeal Muller expressa que “a afirmação do Fórum IV (nt: do sínodo alemão) de que toda conduta moral na vida, especialmente no que diz respeito à sexualidade, não deve mais ser determinada pela Palavra de Deus, mas pela ideologia LGBT atualmente predominante, é um adeus aberto ao cristianismo”.

O cardeal lembra que o sexto e o nono mandamentos da Lei dada por Deus a Moisés unem o significado da sexualidade – “exclusivamente relacionada ao casamento” – com “a relação com Deus”. Ou seja, a verdadeira relação com Deus implica que assumamos o que ele ordena sobre uma sexualidade exercida no âmbito do casamento.

O purpurado vai contra as afirmações dos promotores do Caminho Sinodal Alemão, no sentido de que este sínodo seria uma resposta para reformar a Igreja alemã, bastante submersa em escândalos de abusos e outras crises.

Em outro sentido, o Cardeal Muller expressa que “o Caminho Sinodal Alemão é o oposto da reforma, ou seja, a renovação de nossa mente e comportamento no espírito de Cristo (Rm 12,1s). Trata-se de uma recaída na antiga imoralidade dos pagãos que, por sua rejeição de Deus, estão “entregues a paixões desonrosas” (Rm 1,26), embora Deus tenha escrito a lei moral natural em seus corações e consciências (Rm 2 .25)”.

Sobre a advertência de Roma

A respeito do comunicado de Roma sobre o Caminho Sinodal Alemão, que o cardeal teutônico chama de “Heresia Sinodal Alemã”, ele diz que “tarde, mas talvez não muito tarde, Roma reagiu às maquinações anticatólicas” deste sínodo, heresias que “são diametralmente opostas ao ensinamento católico sobre a revelação e a “obediência da fé” (Vaticano II, Dei verbum 1-10), sobre a constituição hierárquico-sacramental da Igreja (Lumen gentium 18-29) e sobre o ” dignidade do matrimônio e da família” (Gaudium et spes 46-52)”.

O Cardeal recorda o recente apelo de Irme Stetter-Karp, co-presidente do Caminho Sinodal Alemão, para o acesso universal ao aborto, ao que a constituição da Gaudium et Spes chamou de “crime abominável de aborto e infanticídio”, e diz que este tipo de afirmações vem de “um pansexualismo que revela o niilismo daqueles que perderam a fé no Deus vivo. E vivem sob o lema: “Se os mortos não ressuscitam” e não há julgamento divino, então “comamos e bebamos, porque amanhã estaremos mortos”.

O cardeal conclui o seu escrito, repetindo a advertência do Apóstolo dos gentios, para não cair “na tentação de viver contra a Palavra e a instrução de Deus: ‘Não vos deixeis enganar! As más companhias corrompem os bons costumes. Voltai a viver na sobriedade, como se deve, e não pequeis mais. Pois, alguns de vós continuam em total ignorância sobre Deus: isso eu vos digo para vossa vergonha’”. (1Cor 15,33-34).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF