Translate

segunda-feira, 1 de junho de 2020

A humanidade de S. Paulo VI (4/4)


Montini era um papa humano simples, na vida cotidiana e no encontro com a multidão, na solidão cotidiana, em contatos frequentes com colaboradores e nos momentos das escolhas mais exigentes.


Do arcebispo Romeo Panciroli


Ele foi o construtor da Igreja do futuro: Igreja simples, fraterna e de comunhão; sacramento da salvação, cujas principais forças no mundo devem ser a palavra de Deus, a Eucaristia, os sacramentos, as comunidades vivas com seus pastores, unidos ao pastor supremo. Igreja que ele trouxe de volta a dimensões mais humanas, acessíveis e fraternas, quase uma imagem de sua disposição feita de simplicidade e diálogo; Igreja que ele ama, é sua Igreja, Cristo confiou a ele para mantê-la como pastor supremo.

"A Igreja é nosso amor constante", disse ele, "nossa preocupação primordial, nosso pensamento fixo; o primeiro e principal fio condutor do nosso humilde pontificado".

Ele é o Papa da renovação da Igreja nos moldes do Concílio, um caminho que ele toma com decisão, lentamente, até ter certeza absoluta; mas então ele permanece firme e inflexível quando decide. Apaixonado pelos valores do passado e pelas perspectivas do futuro, ele sofre por todas as escolhas com toda a adesão de sua humanidade investida por uma imensa tarefa que o mundo nem sempre pode entender.

Ao retornar de sua visita pastoral à Índia, ele exclama na praça de São Pedro aos fiéis romanos que o esperavam com entusiasmo: "Grande é a Igreja, realidade e mistério ao mesmo tempo. Entendemos mais uma vez, de maneira muito clara, como é feito para o mundo, mesmo para o mundo de hoje ".
E assim ele também nos ensinou a amar a Igreja e a ouvir a palavra de Deus, professora de amor ao homem e à Igreja, professora que não fechou os ouvidos aos gritos da humanidade, porque ele vive, assume, participa de todas as ansiedades do mundo.

"Nosso coração", disse ele, "é como um sismógrafo no qual todas as vibrações da paixão humana são refletidas". Ele sabe sofrer com aqueles que choram e se alegram quando chega a hora, encarnando a angústia do mundo de hoje e as alegrias certezas do cristão que acredita e espera no ressuscitado Jesus Cristo.

Sua missão apostólica faz com que se sinta sempre próximo dos problemas dos pobres, necessitados, afetados por calamidades naturais e sociais, lembrando-nos "que nosso próximo, o que devemos amar como a nós mesmos, não é apenas nosso irmão cristão".

Onde ele chegou pessoalmente, ele sempre quis encontrar os pobres e doentes, perceber suas condições, trazer uma palavra de conforto e ajuda material, falar e orar com eles. Na Palestina, Índia, Fátima, Turquia, Colômbia, Uganda, Polinésia, Bangladesh, Filipinas, Indonésia, Sri Lanka; Ao retornar de sua viagem à América Latina, ele alegou ter visto, nas imensas e devotadas multidões que foram encontrá-lo, "o reflexo do amor do Senhor pela pobreza".

Em todos os lugares e sempre, ele anuncia a felicidade da pobreza para os pobres, porém para aqueles que são responsáveis ​​por denunciar os pecados da injustiça. Quando o sofrimento depende do homem e da opressão, ele não tem medo de denunciá-lo corajosamente, como na encíclica Populorum progressio, em que o que é dito é extremamente atual: "Existem situações cuja injustiça clama ao céu. Quando populações inteiras, sem o necessário, vivem em um estado de dependência que as impede de qualquer iniciativa e responsabilidade, e também de qualquer possibilidade de promoção cultural e participação na vida social e política, há uma grande tentação de rejeitar tais ferimentos com violência. à dignidade humana "(n.30).

O amor pelos homens o deixou incansável em suas iniciativas de justiça e progresso; O homem sente defensor e irmão em nome do mesmo mandato de Cristo, lembrando a todos que a solução para os grandes e pequenos problemas da humanidade é o amor, "não o amor fraco e retórico", disse ele, mas o que Cristo na Eucaristia ele nos ensina, o amor que é dado, o amor que é multiplicado, o amor que é sacrificado "; e novamente: "Que Cristo supere nossas resistências humanas e faça de cada um de nós um testemunho credível de seu amor".

Apesar dos sofrimentos da humanidade e de seu pessoal, Paulo VI, em gestos e palavras, possuía uma carga humana que o tornava vivo e cheio de esperança. Um Papa otimista, portanto, tão otimista que chegou ao Pentecostes de 1975 para lançar o desafio da alegria ao mundo: pela primeira vez, um sumo pontífice emitiu um documento sobre a alegria, uma interpretação positiva explícita da vida e da história. , porque o cristianismo é alegria, porque o Cristo ressuscitado é a nossa alegria e Ele apenas a nossa salvação.

João Paulo II disse recentemente: "Ele carregava a luz de Tabor em seu coração, e com essa luz caminhou até o fim, carregando sua cruz com alegria do Evangelho".


Revista 30 Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF