Translate

quarta-feira, 9 de setembro de 2020

1º Concílio Ecumênico de Constantinopla [ano 381] (Parte 4/4): Carta Sinodal ao Imperador Teodósio

Concílio Ecumênico de Constantinopla I
Veritatis Splendor
  • Carta do mesmo Santo Sínodo ao piedoso imperador Teodósio, o Grande, à qual são anexados os cânones promulgados [pelos Bispos]:

Ao religiosíssimo imperador Teodósio, o Santo Sínodo dos Bispos de diferentes províncias reunido em Constantinopla:

Começamos nossa carta à vossa piedade agradecendo a Deus, que estabeleceu o Império de vossa piedade para a paz comum das igrejas e para o apoio da verdadeira Fé. E após prestarmos graças a Deus, como é [nosso] dever, colocamos diante de vossa piedade as coisas que foram realizadas no Santo Sínodo:

Quando, então, nos reunimos em Constantinopla, de acordo com a carta de vossa piedade, renovamos primeiramente nossa unidade de coração um com o outro e, depois, pronunciamos algumas definições concisas, ratificando a fé dos Padres nicenos e anatematizando as heresias que surgiram contrárias a elas.

Além dessas coisas, também estruturamos certos cânones, para melhor ordem das igrejas, que seguem anexados a esta nossa carta.

Por isso, suplicamos a vossa piedade que o decreto do Sínodo seja ratificado para que, assim como honrastes a Igreja por vossa carta convocatória, colocareis vosso selo na conclusão do que foi decretado.

Que o Senhor estabeleça vosso Império na paz e retidão, e o prolongue de geração em geração; e que Ele também adicione ao vosso poder terreno a fruição do Reino celeste.

Que Deus, pelas orações dos Santos (εὐχαῖς τῶν ἁγίων), mostre favor ao mundo, para que sejais forte e eminente em todas as coisas boas, como um imperador verdadeiramente piedoso e amado por Deus.

Veritatis Splendor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF