Translate

quinta-feira, 1 de outubro de 2020

10 maneiras de fazer do Rosário um salva-vidas neste mês de outubro

Maria Marganingsih | Shutterstock
por Annabelle Moseley | Ricardo Sanches

Temos a resposta para tudo o que nos causa dor e ansiedade, e está literalmente em nossas mãos.

Outubro é o mês do Rosário. E, especialmente neste ano de 2020, com as preocupações abundantes relacionadas à pandemia, as próximas eleições, incêndios e mudanças sociais surreais, somos abençoados por ter este presente do céu. O Rosário, literalmente, salva vidas.

O Papa Pio XI já dizia: “O Rosário é uma arma poderosa para afugentar os demônios e evitar o pecado. Se desejais paz nos vossos corações, nas vossas casas e nos vossos países, rezai todas as noites o Rosário.”

Portanto, temos a resposta para tudo o que nos causa dor e ansiedade. E esse remédio está, literalmente, em nossas mãos. Seguramos Rosário como se segurássemos nas mãos de nossa mãe Maria. E, quando não temos as contas, podemos contar as orações em nossos 10 dedos, rezando para que nossas mãos sempre sejam usadas para fazer a obra de Deus.

Em suma: vamos nos unir neste mês de outubro, neste mês do Rosário! Não vamos passar um dia sem rezar o Rosário pela paz em nossos corações, em nossas casas e em nosso país.

Aqui estão 10 maneiras de honrar o Rosário e confiar nele como uma forma de salvar o mundo e também nossas próprias vidas:

1. Reze o Rosário todos os dias do mês de outubro

Se ainda não o faz, por que não começar a rezar o Rosário todos os dias? É uma ótima maneira de celebrar o mês do Rosário. E, e se você fizer isso diariamente, verá uma diferença perceptível em sua vida. Não deixe a preocupação de que você não está rezando-o perfeitamente interromper esse ciclo. Se você adormecer no meio da reza, encare isso como uma oração silenciosa.

2. Comece a rezar o Rosário em família

“Família que reza unida permanece unida”. Comece a rezar o Rosário em família. Depois, utilize esse momento de oração para compartilhar quaisquer preocupações pelas quais você gostaria de pedir ajuda. Deixe cada pessoa compartilhar uma intenção de oração.

3. Reze o Rosário on-line

Por outro lado, se você vive sozinho(a), encontre faça uma videochamada e reze o Rosário virtualmente com um amigo ou parente. Existem vários companheiros de oração online que ajudam a manter nosso foco durante o Rosário. É só procurar no Instagram ou no Youtube.

4. Aproxime-se da arte e da música mariana

Seja o canto gregoriano mariano, o Magnificat de Bach ou a Ave Maria de Pavarotti, encha sua casa com os belos sons de homenagem à nossa Mãe Celestial.  Além disso, por que não contemplar uma obra-prima mariana? A arte religiosa não é apenas para a igreja. Pesquise obras de arte clássicas de Nossa Senhora e encontre uma das favoritas. Depois, obtenha uma impressão para decorar sua casa. Da Vinci, Raphael, Botticelli… as possibilidades de belas imagens são abundantes. Por exemplo: clique aqui e veja uma bela imagem de Nossa Senhora do Rosário feita por Tommaso Minardi em 1840.

5. Faça orações inspiradas no Rosário

Faça, por exemplo, uma Ave- Maria antes ou após as refeições. Você também pode rezar a Salve Rainha ou uma oração a Nossa Senhora de Fátima em outros momentos do seu dia. Note, portanto, que este pode ser um mês especial para ler mais e considerar fazer uma consagração a Maria.

6. Leia um livro sobre o Rosário

Em uma busca na internet você pode encontrar bons títulos que trazem belas histórias relacionadas ao Santo Rosário. Aqui vamos dar uma sugestão: leia “O Segredo Admirável do Santíssimo Rosário“, de São Luís Maria de Montfort.

7. Construa um jardim dedicado ao Rosário

Seria uma atividade perfeita para unir a família inteira. Depois de pronto, já pensou que maravilha rezar os mistérios percorrendo seu quintal repleto de flores? Certamente será uma grande atividade meditativa. Use sua criatividade para escolher as flores que têm a ver com cada mistério.

8. Faça um altar para Nossa Senhora em sua casa

Você pode, por exemplo, construir um pequeno e simples altar ou colocar a imagem em uma mesa de destaque. Uma sugestão é forrar a mesa com uma toalha azul (cor de Maria) ou branca (paz) e colocar a imagem de Nossa Senhora do Rosário em cima dela. Depois, adorne com um vaso de flor e vela, que você pode acender à noite. Como é o mês do Rosário, inclua também um Rosário neste altar.

9. Dedique os sábados a Maria

O sábado é o dia que nossa Igreja reserva para Nossa Senhora. Faça uma visita a uma igreja que tem uma capela ou imagem mariana e peça a intercessão de nossa Mãezinha. Por outro lado, a Festa de Nossa Senhora de Fátima é 13 de outubro, e uma forma de homenageá-la é lembrar o pedido de Nossa Senhora de Fátima para os primeiros sábados. Clique aqui e saiba tudo sobre essa devoção.

10. Pratique a caridade

Escolha um dos dias de festa de outubro – por exemplo Nossa Senhora do Rosário (7 de outubro) e faça um ato especial de caridade para alguém em necessidade. Ofereça sua intenção ao Imaculado Coração de Maria.

Conclusão: faça deste mês uma maratona destinada ao Santo Rosário e colha os frutos dessa devoção.

Aleteia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF