Translate

quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

Jesus nasceu em 25 de dezembro? (Parte 1/7)

Nascimento de Jesus | Caravaggio

Jesus nasceu em 25 de dezembro?

Todos os anos, à medida que o Natal se aproxima, é comum ouvir afirmações como estas:

·         Jesus não nasceu em 25 de dezembro.

·          Ele não poderia ter nascido, porque os pastores não teriam seus rebanhos no campo (Lucas 2: 8).

·         Os cristãos receberam 25 de dezembro de um feriado pagão.

Por outro lado, às vezes encontramos essas afirmações:

·         Jesus nasceu definitivamente em 25 de dezembro.

·         A Igreja Católica afirma que ele nasceu.

·         A negação disso é um ataque ao cristianismo.

·         Os primeiros cristãos teriam se interessado intensamente no dia do nascimento de Jesus e teriam registrado isso com base na memória de Maria do dia.

Vamos analisar os dois conjuntos de reivindicações, embora primeiro vejamos o ano em que ele nasceu.

O ano em que Jesus nasceu

Uma visão comum- embora incorreta – é que ele nasceu por volta de 6-7 a.C. Isto é baseado na idéia de que Herodes, o Grande, morreu em 4 a.C. e Jesus deve ter nascido cerca de dois anos antes, já que Herodes “matou todos os meninos em Belém e em toda aquela região que tinha dois anos de idade ou menos” (Mateus 2:16).

No entanto, estudos melhores indicam que Herodes morreu em 1 a.C. Isso concorda com os dados dos Evangelhos, que indicam que João Batista começou seu ministério “no décimo quinto ano de Tibério César” (Lucas 3: 1) – ou seja, 29 d.C. – que Jesus foi batizado logo depois (3:21), e que ele começou seu ministério quando tinha “cerca de trinta anos de idade” (3:23).

Se você subtrair trinta anos a partir de 29 de A.D., então – já que não há “Ano Zero” -você pousará em 2 a.C.

Isto concorda com a data dada pelos Padres da Igreja, que esmagadoramente colocam o nascimento de Jesus no quadragésimo segundo ano de Augusto César ou 3/2 a.C. (isto é, a última parte de 3 a.C e a primeira parte de 2 a.C.).

Para mais informações sobre o nascimento de Jesus, veja Jack Finegan, Handbook of Chronicology, 2nd ed., E Andrew Steinmann, From Abraham to Paul.

Agora, para as reivindicações sobre o dia do nascimento de Jesus. . .

“Vigiando seu rebanho”

Lucas diz que os pastores saíram à noite com seu rebanho, mas isso não elimina o dia 25 de dezembro – ou qualquer outra data de inverno.

Os judeus antigos não tinham grandes espaços internos para abrigar ovelhas. Os rebanhos eram mantidos ao ar livre durante o inverno na Judéia, como são em outras partes do mundo hoje, inclusive em lugares onde a neve é comum.

Pesquise na internet por “cuidado das ovelhas no inverno” e você encontrará páginas de proprietários de ovelhas modernas explicando que é perfeitamente bom manter os rebanhos do lado de fora no inverno. Carneiros são adaptados para a vida ao ar livre. É por isso que eles têm lã, que mantém o calor e a umidade do corpo.

Ovelhas são mantidas ao ar livre em Israel durante o inverno ainda hoje:

William Hendricksen cita uma carta datada de 16 de janeiro de 1967, recebida do estudioso do Novo Testamento Harry Mulder, então ensinando em Beirute, na qual este último conta estar no Campo de Pastorio em Belém na recém-passada noite de Natal e diz: Bem perto de nós, alguns rebanhos de ovelhas estavam aconchegados. Mesmo os cordeiros não estavam faltando. . .. Portanto, definitivamente não é impossível que o Senhor Jesus tenha nascido em dezembro” (Jack Finegan, Manual de Cronologia Bíblica, 2ª ed., §569).

Continua...

https://apologistasdafecatolica.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF