Translate

segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

Jesus nasceu em 25 de dezembro? (Parte 5/7)

Nascimento de Jesus | Caravaggio

Um argumento bíblico?

Alguns argumentam que, embora o Novo Testamento não nos diga o aniversário de Jesus, ele contém informações suficientes para que possamos deduzi-lo.

O argumento é o seguinte: o pai de João Batista – Zacarias – pertencia ao curso sacerdotal de Abias (Lucas 1: 5), um dos vinte e quatro cursos sacerdotais que serviam regularmente no templo.

Depois de sua visão anunciar a concepção de João Batista, ele voltou para casa e sua esposa, Isabel, ficou grávida (1: 23-25). Então, “no sexto mês” da gravidez de Isabel, Gabriel apareceu a Maria e anunciou a concepção de Jesus (1: 26-31).

Portanto, o nascimento de Jesus teria ocorrido quinze meses após o término do culto de Zacarias, e se pudermos determinar a data que aconteceu, poderemos determinar a data do nascimento de Jesus.

Embora intrigante, esse argumento não nos permite determinar o dia do nascimento de Jesus.

Primeiro, os cursos sacerdotais serviam no templo duas vezes por ano, e teríamos que adivinhar qual dos dois Zacarias estava realizando quando ele teve a visão. Isso cria uma incerteza de seis meses.

Em segundo lugar, os acadêmicos não têm certeza quando cada curso sacerdotal estava em serviço. Existem diferentes propostas, e a questão é complicada pelo fato de que alguns anos judaicos tiveram um mês a mais (muito parecido com o nosso Ano bissexto) para manter o calendário em sincronia com as estações do ano.

Terceiro, o argumento assume que João Batista foi concebido imediatamente após o retorno de Zacarias, mas Lucas não diz isso. Ele diz que Isabel ficou grávida “depois desses dias” (1:24).

Quarto, o argumento assume que Gabriel apareceu a Maria exatamente seis meses após a concepção de João, mas isso também não é o que Lucas diz. Ele afirma que o anjo apareceu “no sexto mês” (1:26, 36) – isto é, quando Isabel estava grávida de cinco a seis meses. Isso cria uma ambigüidade de trinta dias.

Quinto, o argumento assume que Maria concebeu no momento em que Gabriel falou com ela, mas Lucas não indica isso. Gabriel diz “você vai conceber” (grego, sullêmpsê) – no tempo futuro – indicando que Jesus será concebido no futuro, mas não precisamente no momento.

Em sexto lugar, o argumento assume que Jesus estava no útero exatamente nove meses, mas o período médio de gestação humana é de cerca de 40 semanas desde a última ovulação. Com quatro semanas de meses, isso seria em torno de dez meses. Assim, o livro da Sabedoria afirma: “no ventre de uma mãe fui moldado em carne, no período de dez meses” (Sab. 7: 1-2). Além disso, a gravidez humana média varia até cinco semanas de duração, criando uma incerteza de trinta e cinco dias.

Em vista dessas incertezas, esse argumento não nos permite determinar o dia exato do nascimento de Jesus.

No entanto, pode nos levar a parte do caminho. Com base em um palpite de qual dos dois serviços sacerdotais Zacarias estava realizando, Jack Finegan calcula que o argumento apontaria para um aniversário em algum lugar entre dezembro e fevereiro, emprestando plausibilidade – baseada em evidências bíblicas – a Jesus ter nascido no inverno (Manual de Cronologia Bíblica, 2ª ed., §473), embora deva ser apontado que fazer a suposição oposta sobre o serviço de Zacarias apontaria para um nascimento no verão.

Portal Apologistas da Fé Católica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF