Translate

segunda-feira, 12 de abril de 2021

Haiti: sequestrados cinco sacerdotes e duas religiosas

Manifestações de violência no Haiti  (ANSA)

Sete religiosos foram sequestrados por um grupo criminoso no Haiti. Os sequestradores pediram resgate de um milhão de dólares. Os bispos apelam para que o país se recupere do clima de violência em que está vivendo.

Giancarlo La Vella – Vatican News

Cinco padres católicos, entre eles dois franceses, e duas freiras são vítimas de mais um episódio de violência no Haiti. A notícia foi anunciada pela Conferência Episcopal local, destacando que os sequestradores exigiram a soma de um milhão de dólares para a libertação dos sete religiosos. O grupo estava viajando na região nordeste da capital Porto Au Prince, quando ocorreu o ataque.

A longa crise no Haiti

O país caribenho, que ocupa cerca de um terço da ilha de Hispaniola nas Antilhas, está passando por uma grave crise econômica, política e social, que pode explodir em revoltas e reviravoltas autoritárias. Há algum tempo tem sido cada vez mais dilacerado por sequestros e crimes violentos que ocorrem em um clima de profunda ruptura causado nos últimos 15 anos por furacões, terremotos e epidemias. Seguiu-se uma emergência humanitária sem precedentes, que continua até hoje, apesar da mobilização da comunidade internacional.

A exortação dos bispos a reagir

Os sete religiosos, de acordo com uma agência de notícias local, foram sequestrados por um conhecido grupo criminoso. "A nação deve se levantar para combater estes episódios", afirmou o padre Gilbert Peltrop, secretário geral da Conferência Haitiana. O sequestro ocorre menos de duas semanas depois que homens armados raptaram um pastor e três outras pessoas.

Vatican News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF