Translate

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Benefícios emocionais e cognitivos para quem se permite sentir

Shutterstock
Por Talita Rodrigues

Se você quer ser uma pessoa feliz sinta todas as emoções, pois um cérebro saudável sente. Uma cognição funcional sente tudo!

Feliz de quem sente tudo. Feliz de quem se permite sentir. Sentir é viver. Viver é sentir. Somos seres emocionais, que pensam. Logo, a emoção nos rege – é a nossa primeira reação.

Se você quer ser uma pessoa feliz, sinta. Sinta aflição, raiva, tristeza, dor, angústia, ansiedade, sofrimento, alegria, saudade, gratidão. Sinta todas as emoções porque um cérebro saudável sente. Uma cognição funcional sente tudo.

Quanto mais evitamos sentir, mais adoecemos e prejudicamos a nossa cognição. Evitamos sentimentos pra não lidar com aquilo, é uma estratégia de enfrentamento disfuncional, é quentinho, conhecida, mas causa dor e incômodo. Quanto mais você se permitir sentir, mais gerenciamento das suas emoções você terá. Pode acreditar em mim.

Como se permitir sentir

Permita-se e silencie-se. Todos os dias, tire uns 10 minutinhos em silêncio, num ambiente tranquilo, aconchegante, acolhedor e ouça com carinho e atenção o que está dentro de você e o que sua alma quer falar. Faça esse exercício diariamente. Pratique a comunicação interna, aquela que é “você e você”. Ouça-se verdadeiramente. Simplesmente, faça!

Silenciar é curar. Silenciar é expandir. Silenciar é realmente sentir. E feliz daquele que se dá a oportunidade de sentir, ouvir sua alma, e ser honesto com as suas próprias emoções.

Para receber mais conteúdos como este, clique aqui e siga a psicóloga Talita Rodrigues no Instagram

Fonte: https://pt.aleteia.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF