Translate

domingo, 27 de fevereiro de 2022

VIII Domingo do Tempo Comum - Ano C

Dom Paulo Cezar | arqbrasilia

VIII Domingo do Tempo Comum

Dom Paulo Cezar Costa

Arcebispo de Brasília

O coração, fonte das ações

            A Palavra de Deus deste oitavo domingo, no Evangelho (Lc 6, 39-45), traz vários ensinamentos de Jesus, que nos fazem olhar para nós mesmos, para a nossa realidade humana e espiritual e respondermos as perguntas: que caminho fizemos no nosso crescimento interior e que caminho deveremos ainda trilhar no nosso crescimento? Jesus inicia com um provérbio que expressa a realidade da cegueira espiritual: “Pode um cego guiar outro cego?” A cegueira é a incapacidade de ver, aqui ela expressa a falta de crescimento espiritual, humano. Alguém que não cresceu espiritualmente, humanamente, pode formar outra pessoa? Pode ser mestre de outro? Jesus mostra que não. Jesus continua mostrando que o caminho do discipulado é seguir o mestre. Ele é o nosso mestre. Quem quer ser perfeito deve se espelhar em Jesus, deve buscar se identificar com Jesus. A perfeição cristã não é um caminho de conformação ao mundo, às ultimas ideias do mundo, mas sim, a Jesus Cristo, ao seu Evangelho: esse é o caminho do discípulo.

Em seguida, Jesus usa a imagem do cisco no olho. Para tirar o cisco do olho do irmão, do outro, é preciso estar com o olho limpo, sem uma trave. Quem tem uma trave no olho, não consegue ver para tirar o cisco do olho do irmão. É a realidade de cada um de nós que deve analisar-se, conhecer seus pontos fortes e suas debilidades, seus defeitos e virtudes. Quem se conhece, é capaz de, verdadeiramente, ajudar os irmãos. Pouco tempo faz se tinha o hábito, nos seminários e casas religiosas, de antes da oração da noite, se fazer o exame de consciência. Infelizmente é um hábito que parece que foi perdido. O exame de consciência nos ajuda a nos encontrarmos, todos os dias, com as nossas virtudes e com os nossos defeitos. Conhecer- se a si mesmo é um princípio de sabedoria e a condição para ajudarmos os outros a crescer. Por isso, Sócrates já dizia: “Conhece-te a ti mesmo”.

Por fim, Jesus usa a imagem da árvore boa que dá bons frutos e a árvore má, que dá frutos ruins. Essa imagem da natureza nos ajuda a olharmos para a nossa interioridade, para o nosso coração. É da nossa forma de pensar, de conceber, da nossa interioridade, que provem as nossas ações. A nossa exterioridade revela a nossa interioridade, o nosso coração. Por isso, Jesus conclui: “O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira coisas boas, mas o mau, de seu mal tira o que é mau: por que a boca fala daquilo que o coração está cheio” (Lc 6, 45). O Evangelho remete para a interioridade, para o coração. É dali, que sai o bem e o mal. Se o coração é bom, sairá coisas boas, se o coração é mal, sairá coisas ruins. Este Evangelho deve nos conduzir à reflexão sobre a educação na nossa sociedade hoje. Vive-se num mundo da exterioridade, da cultura da aparência, e a formação da interioridade, da consciência, onde fica? Se quisermos uma cultura de valores, pautada pela ética, pelo bem, é preciso formar o coração e a consciência das pessoas. Nossas ações externas revelam aquilo que vai dentro de nós. Que o grande educador, Jesus de Nazaré, nos ajude a uma educação integral, a uma educação que forme o coração, a consciência para o bem, para os valores.

Fonte: https://arqbrasilia.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF