Translate

sábado, 24 de dezembro de 2022

Apelo de Schevchuk aos jovens ucranianos

Vatican News

"Descubram as regras para uma vida sábia"

"Descubram as regras para uma vida sábia. Porque a moralidade cristã, os mandamentos de Deus não são sobre proibições e restrições. Essa é a sabedoria da vida, que é um verdadeiro guia, uma bússola para você, que inicia o movimento da sua vida. Deixe que esses elementos principais da humanidade, o comportamento humano saudável e desenvolvido permita que você passe de uma pessoa escrita em letras minúsculas para uma pessoa com letras maiúsculas."

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Queridos irmãos e irmãs em Cristo!

Hoje é quinta-feira, 22 de dezembro de 2022 e a terra ucraniana, o povo ucraniano já está suportando o 302º dia da grande invasão em grande escala do invasor russo em nossa pacífica terra.

Mais uma vez, o dia de ontem e esta última noite foram difíceis e sangrentas para nossa pátria e nosso povo. Lutas pesadas estão acontecendo ao longo de toda a linha de frente. Esta parte da linha de batalha, da região de Luhansk à região de Donetsk, já é chamada de "arco de fogo", no epicentro do qual existem duas cidades-fortaleza heróicas, Bakhmut e Avdiivka. O inimigo ataca em um círculo onde pode alcançar com suas armas mortíferas e assassinas. Ontem, nosso Oblast de Kharkiv foi duramente atingido. Tanto na fronteira russa quanto perto da cidade de Kupyansk, naqueles territórios recém-libertados em nossa sofrida região de Kharkiv.

O inimigo está constantemente bombardeando nossa região de Zaporizhzhia e Dnipropetrovsk. Cidades como Hulyaipole, Orikhiv em Zaporizhzhia realmente se transformaram em centros de grande dor e martírio, onde as pessoas vivem sob ataques e bombardeios russos todos os dias. O inimigo infligiu golpes significativos em nossa região de Dnipropetrovsk. Nossa região de Nikopol foi bombardeada pelo inimigo com granizo e furacões, além de artilharia pesada. Numerosas destruições foram causadas à infraestrutura vital de nossas cidades. Mas meu coração dói mais por nosso povo. Até uma criança de oito anos, que foi retirada dos escombros da casa onde sua família dormia pacificamente, ficou ferida na noite passada. Oramos por nosso corajoso Kherson, que vive novamente na linha de frente todos os dias.

Hoje toda a Ucrânia sofre de falta de luz e de calor, mas talvez isso se sinta especialmente aqui no centro da Ucrânia, na nossa corajosa Kyiv, que com o início da hora escura do dia mergulha nesta escuridão que espera iluminação. É esperar a solidariedade cristã, é esperar a luz dos nossos corações, dos nossos rostos e das amáveis mãos humanas que abraçam, alimentam e aquecem.

Mas hoje queremos dizer mais uma vez ao mundo inteiro: a Ucrânia está de pé! A Ucrânia está lutando! A Ucrânia está rezando!

E nesta manhã, neste dia, quando celebramos a festa da Imaculada Conceição da Santíssima Virgem Maria, agradecemos ao Senhor Deus e às Forças Armadas da Ucrânia pelo fato de estarmos vivos e pelo fato de podemos servir a Deus e às pessoas.

Hoje, quero, novamente, convidá-los a continuar apoiando, rezando e, principalmente, ouvindo nossos jovens. É tão importante ter tempo para ouvir o que o Papa Francisco nos convida. Vamos ouvir o que nossos bravos jovens ucranianos sonham, o que procuram, o que precisam.

Às vezes nos parece que os jovens estão testando limites. Eles testam certos padrões de vida e comportamento, regras estabelecidas pela sociedade e pelo estado. E às vezes consideramos isso uma coisa ruim para eles. Mas, na realidade, os jovens procuram orientações de vida. Eles estão procurando algo real, estão procurando um ponto de apoio sobre o qual possam se apoiar na vida. Procurando pontos de referência para entender para onde se mover neste mundo amplo e sem limites. E hoje queremos convidar os jovens a escutar a Palavra de Deus sobre um certo caminho para a liberdade. Certa vez, quando o povo de Deus do Antigo Testamento estava saindo da escravidão egípcia, quando se dirigiam para a Terra Prometida, quando se moviam da escravidão para a liberdade no deserto egípcio, o Senhor Deus deu a eles uma bússola, uma placa de sinalização para se orientar nas terras desertas e saber exatamente em que direção se mover. Este marco, esta bússola no mar tempestuoso da vida são os Dez Mandamentos de Deus. Por isso, hoje quero fazer um apelo aos nossos jovens: percorram este caminho e encontrarão a verdadeira liberdade. Confie na sabedoria de Deus, Seu conselho, Seu chamado e Sua luz, e então você nunca cometerá um erro, porque os Dez Mandamentos de Deus contêm a sabedoria de Deus, que nos revela os princípios básicos de nossa vida e existência humana. Assim como quando você compra um novo equipamento, o fabricante dessa coisa nova sempre coloca um manual de instruções na caixa para que você entenda como usá-lo corretamente. Se você ler as instruções e usar essa coisa corretamente, ela será útil por muito tempo. Se você começar a martelar pregos com seu gadget, você o destruirá. Algo semelhante também ocorre com as regras da moral cristã. É como um manual de instruções divino para o uso correto das forças vitais, habilidades e habilidades dadas a você por Deus.

Hoje quero fazer um apelo aos nossos jovens: descubram as regras para uma vida sábia. Porque a moralidade cristã, os mandamentos de Deus não são sobre proibições e restrições. Essa é a sabedoria da vida, que é um verdadeiro guia, uma bússola para você, que inicia o movimento da sua vida. Deixe que esses elementos principais da humanidade, o comportamento humano saudável e desenvolvido permita que você passe de uma pessoa escrita em letras minúsculas para uma pessoa com letras maiúsculas. Deixe que essas regras vitais de nosso comportamento o ajudem a encontrar seu caminho pessoal mesmo em meio à escuridão, no turbulento mar da vida desta tragédia militar e de guerra pela qual você e eu estamos passando. Seja sábio, seja feliz e, o mais importante, viva! Construa sua vida, siga o caminho da vida, que são os mandamentos de Deus - as regras de uma vida real e plena, a oportunidade de ser uma pessoa livre.

Ó Deus, abençoe nossa juventude ucraniana! Ó Deus, abençoe nosso exército ucraniano! Puríssima Virgem Maria, neste dia confiamos em suas mãos nossa sábia juventude ucraniana. Tu, que hoje iluminas a lâmpada da inocência e da vitória sobre o pecado, sobre a antiga serpente, inimiga do gênero humano, com a lâmpada da tua inocência e santidade, conduz a nossa juventude à plenitude da vida e da felicidade. Ó Deus, abençoa nossa Pátria com Tua paz justa e celestial!

Que a bênção do Senhor esteja sobre vocês por meio de Sua graça e amor pela humanidade,  agora e para todo e sempre, amém!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav+

Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
22.12.2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF