Translate

quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

Papa Francisco nomeia Bispo Auxiliar para a Arquidiocese de Brasília

Mons. Antônio Aparecido | arqbrasilia
ARQUIDIOCESE DE BRASÍLIA (DF) TEM NOVO BISPO AUXILIAR NOMEADO PELO PAPA FRANCISCO

O Papa Francisco nomeou, nesta quarta-feira, 21 de dezembro, o padre Antonio Aparecido de Marcos Filho, do clero de São Carlos (SP), como bispo titular de “Centenaria” e auxiliar na arquidiocese de Brasília (DF). Até então ele exerceu a função de reitor do seminário diocesano de São Carlos – Teologia e foi pároco da paróquia São João Batista, em São Carlos.

Trajetória eclesial

Padre Antonio Aparecido de Marcos Filho, nasceu em Ibaté (SP), dia 5 de agosto de 1966, filho de Antonio Aparecido de Marcos e de Maria Aparecida Alexandrin de Marcos. Sendo o sexto de sete irmãos. Estudou Filosofia no seminário diocesano de São Carlos, em São Carlos-SP (1992-1994) e Teologia na pontifícia Universidade Católica de Campinas, em Campinas-SP (1995-1998). Licenciou-se em Filosofia pela Instituto de Ciências Sociais e Humanas (2018) e especializou-se lato sensu em Sagrada Escritura pelo Centro Universitário Claretiano (2021).

Foi ordenado diácono em 11 de dezembro de 1998 e sacerdote em 10 de setembro de 1999, incardinado na diocese de São Carlos. Exerceu as seguintes tarefas: administrador paroquial de Nossa Senhora do Vale em Araraquara (1999-2001); Pároco do Divino Espírito Santo, em Dois Córregos (2001-2005); Pároco de São João Batista, em Bocaina (2005-2009); Pároco de Nossa Senhora Aparecida, em Barra Bonita (2009); Pároco de Sant’Ana, em Araraquara (2009-2017); Pároco de São Sebastião do Patrimônio da Serra, em Brotas (2017-2018).

Foi ainda vigário paroquial de Nossa Senhora das Dores, em Brotas (2017-2018); Vigário paroquial de São Nicolau de Flüe, em São Carlos (2018-2019); Vigário paroquial de Nossa Senhora Aparecida, em São Carlos (2020); Coordenador de Região Pastoral (2000); Membro do Conselho de Presbíteros e do Colégio de Consultores (2017-2022); Membro do Conselho de Formadores (2017-2022); Membro da Comissão Diocesana para a proteção de menores e pessoas em situação de vulnerabilidade (2019-2022); Reitor do Seminário Propedêutico (2017-2018).

Saudação da CNBB ao monsenhor Antonio Aparecido de Marcos Filho

Prezado Monsenhor Antonio Aparecido de Marcos Filho,

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) envia felicitações pela sua nomeação como novo bispo auxiliar na arquidiocese de Brasília (DF), oportunidade de se somar ao pastoreio do cardeal dom Paulo Cezar Costa junto à porção do povo de Deus que vive naquela Igreja particular.

Desejamos um profícuo ministério e, ao saudá-lo, sob as luzes da quarta vela do Advento, recordamos as palavras do Papa Francisco em sua mensagem ao 56º Dia Mundial da Paz:

“Embora apareçam tão trágicos os acontecimentos da nossa existência sentindo-nos impelidos para o túnel obscuro e difícil da injustiça e do sofrimento, somos chamados a manter o coração aberto à esperança, confiados em Deus que Se faz presente, nos acompanha com ternura, apoia os nossos esforços e sobretudo orienta o nosso caminho.

Por isso, São Paulo não cessa de exortar a comunidade a vigiar, procurando o bem, a justiça e a verdade: ‘não durmamos (…) como os outros, mas vigiemos e sejamos sóbrios’ (5, 6). É um convite a permanecer despertos, a não nos fechar no medo, na dor ou na resignação, não ceder à dissipação, nem desanimar, mas, pelo contrário, a ser como sentinelas capazes de vigiar vislumbrando as primeiras luzes da aurora, sobretudo nas horas mais escuras”.

Que Deus, o Emanuel, que sempre vem morar conosco, o cumule de esperanças e renovação neste tempo de Natal!

Em Cristo,

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro Vice-Presidente da CNBB

Dom Mário Antônio da Silva
Arcebispo de Cuiabá (MT)
Segundo Vice-Presidente da CNBB

Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-geral da CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF