Translate

sábado, 31 de dezembro de 2022

Pelé: “Deus me deu o privilégio de falar com três Papas”

AFP | Pelé foi recebido por Bento XVI em 2005, na Alemanha
Por Ricardo Sanches

"Parece que a gente está falando mais perto de Cristo quando é abençoado pelo Papa", declarou o maior jogador de futebol de todos os tempos.

A morte de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, gerou comoção no mundo inteiro. Não é para menos: o planeta perdeu o maior jogador de futebol de todos os tempos.

O católico encantava a todos com seu dom de jogar bola como nenhum outro atleta. “Deus me deu o dom de saber jogar futebol, porque realmente é só um dom de Deus”, declarou o brasileiro em entrevista ao jornal L’Osservatore Romano, em 9 de julho de 2009.

Na mesma entrevista, o craque afirmou: “De certos valores tive ainda o privilégio de falar com três Papas.”

De fato, Pelé conheceu pessoalmente três Papas – dois deles já santos.

Pelé e os Papas

Em 1966, Pelé foi recebido por Paulo VI no Vaticano. O jogador e sua primeira esposa passavam a lua-de-mel na Itália e receberam a bênção do Papa que foi canonizado em 2018.

SalvarPaul VI with Pele and with his Wife Rosemarie dos Reis.Cruzeiro de AroeiraPapa São Paulo VI

Depois, em 1978, o craque foi recebido por João Paulo II, o Papa e agora santo que também foi um grande apreciador dos esportes.

SalvarPope John Paul II meets Pele at the VaticanPublicado porMaura Petzolt

Já em 2005, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, Bento XVI se encontrou com Pelé na Alemanha. O jogador recebeu o título de embaixador do evento. “Parece que a gente está falando mais perto de Cristo quando é abençoado pelo Papa. Ele pegou nas minhas mãos e falou assim: ‘O esporte é muito importante para o ser humano'”, declarou o atleta na época.

Pelé é recebido por Bento XVI em 2005 na Alemanha
Pelé foi recebido por Bento XVI em 2005, na Alemanha.

Maradona ou Pelé?

Pelé não teve a oportunidade de se encontrar com o Papa Francisco. Entretanto, o pontífice argentino sempre se referia – com muito bom humor – a Edson Arantes do Nascimento. Quando encontrava algum brasileiro, perguntava, em tom de brincadeira: “Quem é melhor: Maradona ou Pelé?”

Em 2014, Pelé enviou a Francisco uma rara camiseta da seleção brasileira autografada. O presente foi entregue ao Pontífice pela então presidente Dilma Rousseff.

Ex-presidente do Brasil Dilma Rousseff entregou a Francisco uma camiseta 
autografada por Pelé em 2014. | AFP

Fonte: https://pt.aleteia.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF