Translate

domingo, 25 de dezembro de 2022

Um Deus Menino que ama a vida e tem o prazer de salvar!

Nossa Senhora com o Menino Jesus | Vatican News

Nosso olhar, ao contemplar o Menino Deus, se torna límpido e lúcido, cheio da esperança, que não decepciona nem engana, mas nos faz acreditar que a paz é possível...

Dom Roberto Francisco Ferreria Paz - Bispo Diocesano de Campos (RJ)

O Para Francisco, na sua Encíclica Fratelli tutti, cita o poeta Vinicius de Moraes na sua conhecida afirmação que “a vida é a arte do encontro”; se concordamos com esta assertiva, mais certo ainda é anunciar o Natal como o encontro dos encontros, o encontro mais profundo e gratificante que qualquer pessoa pode ter com o Menino Deus.

De veras, este encontro com a beleza, a graça, e a ternura de um Deus pequeno, será fonte da mais fascinante e envolvente alegria que, como dom divino, ninguém pode nos tirar. É tão grandiosa e inefável esta alegria, que todo o universo, com toda a sua biodiversidade e encanto, se rejubila e frui um gozo interminável. O mais surpreendente ainda é que o Natal, como concretização da festa e banquete do Reino, é gratuito para todos(as) os seres e criaturas da Terra.

A alegria sempre será o fruto espontâneo e saboroso do amor agápico, fraterno e universal, somos amados incondicionalmente pela Criança Divina, não pelo que temos, pela nossa aparência ou poder, nossa importância ou status, mas por sermos irmãos e irmãs do recém-nascido que veio para nos salvar. Aprendemos, uma vez mais, que no presépio encontramos nossa vocação, dignidade e missão se ser humanos, de ser gente, de descobrir que fazemos parte da humanidade e da fraternidade cósmica unidos a todos os seres e criaturas.

Nosso olhar, ao contemplar o Menino Deus, se torna límpido e lúcido, cheio da esperança, que não decepciona nem engana, mas nos faz acreditar que a paz é possível, que a fraternidade, alicerçada no bem viver e na partilha, é o caminho da felicidade simples, mas verdadeira, e que servir com humildade, desapego e um amor sem fronteiras é nossa missão.

Seguindo a teimosia da estrela da fé, que sempre indica o presépio, onde encontraremos, certamente, ao Jesus Menino, com Maria, José, os pobres, e com os buscadores e encantados pelo Reino e sua salvação, como os sábios do Oriente, adorando como eles e todas as criaturas da Terra o Filho Unigénito que veio para nascer entre nós, e armar a sua tenda com toda a humanidade. Deus seja louvado e um Feliz e Santo Natal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF