Translate

quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

Como honrar os nascituros na festa dos Santos Inocentes

Peter Paul Rubens | Public Domain
Por Philip Kosloski

O Diretório sobre Piedade Popular e Liturgia oferece ideias para apoiar as mulheres e os nascituros nesta emblemática data litúrgica.

A Igreja recorda em 28 de dezembro os Santos Inocentes assassinados por Herodes, tornando essa data também um dia especial de lembrança de todas as crianças que sofrem no mundo.

Diretório do Vaticano sobre Piedade Popular e Liturgia detalha algumas ideias para honrar os nascituros e apoiar as gestantes nesse dia.

Primeiro, o Diretório contextualiza o evento:

Desde o século VI, em 28 de dezembro, a Igreja celebra a memória daquelas crianças mortas por causa da ira de Herodes contra Cristo (cf. Mt 2, 16-17). A tradição litúrgica se refere a eles como os “Santos Inocentes” e os considera como mártires. Ao longo dos séculos, a arte cristã, a poesia e a piedade popular envolveram a memória do “terno rebanho de cordeiros” com sentimentos de ternura e empatia. Estes sentimentos também são acompanhados por uma nota de indignação contra a violência com que foram arrancados dos braços de suas mães e assassinados.

Em seguida, o Diretório oferece algumas sugestões para a observância desta data litúrgica:

Em nosso tempo, as crianças sofrem inúmeras formas de violência que ameaçam sua vida, sua dignidade e seu direito à educação. Neste dia é oportuno recordar o vasto grupo de crianças ainda não nascidas que são mortas sob leis que permitem o aborto, que é um crime abominável. Atenta aos problemas concretos, a piedade popular tem inspirado, em muitos lugares, manifestações de culto e formas de caridade como a assistência às mães grávidas, a adoção das crianças e a promoção da sua educação.

Todos os crimes contra crianças podem e devem ser lembrados neste dia, implorando a Deus que estenda a sua justiça e misericórdia sobre o mundo.

Nesta época natalina, a festa litúrgica dos Santos Inocentes em 28 de dezembro é ao mesmo tempo uma jornada de alegria e de tristeza, relembrando o plano misterioso de Deus que, muitas vezes, é difícil de entendermos.

Fonte: https://pt.aleteia.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF