Translate

terça-feira, 8 de dezembro de 2020

Arquidiocese de Brasília se prepara para a posse do seu 5° arcebispo, Dom Paulo Cezar

ArqBsB

Obs: A inscrição para participar da missa deverá ser feito através dos números de WhatsApp abaixo:

  • Inscrição Clero – missa 12/12 na Catedral de Brasília, às 10h00, clique aqui  –  (61) 99994-2518
  • Representantes paroquiais e leigos – missa em Brazlândia 13/12, às 10h00 –  Clique aqui  –  (61)  99819-9428

Nomeado pelo papa Francisco a Arcebispo da Arquidiocese de Brasília, Dom Paulo, até então Bispo Diocesano de São Carlos (SP), tem sua posse marcada para o dia 12 de dezembro, dia de Nossa senhora de Guadalupe, às 10h30 na Catedral Metropolitana de Brasília.

Respeitando o distanciamento social, para conter o contágio da COVID-19, a cerimônia de posse do 5º Arcebispo de Brasília será restrita a um grupo. Dentre esses, representantes do clero, religiosos, autoridades convidados e familiares de Dom Paulo. Bispos do regional

A missa poderá ser acompanhada, ao vivo, pelo canal do YouTube da Arquidiocese de Brasília e pela rádio Nova Aliança 103,3 FM e 710 AM e emissoras católicas regionais.

Já no dia 13/12, domingo, a Arquidiocese de Brasília convida o povo a participar primeira missa de acolhida ao novo arcebispo no Santuário Menino Jesus em Brazlândia, às 10h00. Essa celebração, por conta da necessidade de distanciamento, terá um número reduzido de fieis.

Em entrevista a SeCom ArqBrasilia, Dom Paulo Cezar fala que está se preparando para entrar na vida dessa grande arquidiocese. “O coração esta nesse tempo de preparação para a mudança, para o novo. Peço que rezem e me esperam numa atitude oração para que possa entrar na vida dessa igreja com muita alegria e esperança, buscando realizar aqui, a vontade de Deus.”

Biografia

Dom Paulo Cezar Costa nasceu em Valença (RJ), em 20 de julho de 1967, recebeu sua Ordenação Sacerdotal em 5 de dezembro de 1992.

Sendo nomeado Bispo pelo Papa Bento XVI em 24 de novembro de 2010 e foi ordenado em 5 de fevereiro de 2011, no Rio de Janeiro. Como lema de ordenação Espiscopal escolheu a frase “Tudo suporto pelos eleitos” (2 Tm 2,10). Em 22 de junho de 2016 o Papa Francisco nomeou como o 7º Bispo da Diocese de São Carlos. Sua posse canônica aconteceu no dia 06 de agosto de 2016.

Graduado em Teologia pelo Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro (1991), mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana (1998) e doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana (2001) Dom Paulo Cezar Costa, teve sua caminhada eclesial marcada pela organização da Jornada Mundial da Juventude no Brasil que reuniu mais de quatro milhões de jovens junto do Papa Francisco.

Atualmente, é responsável pelo Setor Universidades da Igreja no Brasil da Comissão Episcopal Pastoral para Educação e Cultura, membro do Conselho Permanente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e membro do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM); em Roma é membro da Pontifícia Comissão para América Latina e do Pontifício Conselho para Unidade dos Cristãos. (Texto: Diocese de São Carlos)

Arquidiocese de Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF