Translate

sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

Jesus nasceu em 25 de dezembro? (Parte 2/7)

Nascimento de Jesus | Caravaggio

A reivindicação do feriado pagão

Poderiam os cristãos ter decidido celebrar o aniversário de Jesus em 25 de dezembro para criar uma alternativa a uma celebração pagã popular?

Alguns cristãos fazem esse tipo de coisa hoje. Devido às implicações macabras que o Halloween tem em nossa cultura, algumas igrejas protestantes realizam as celebrações do “Festival da Colheita” ou do “Dia da Reforma” em 31 de outubro para dar aos jovens uma alternativa, por isso não é impossível que os primeiros cristãos tivessem feito a mesma coisa.

Mas há um fraco histórico de reivindicações que os feriados cristãos têm origens pagãs. Por exemplo, a alegação de que a Páscoa tem uma origem pagã é baseada em uma etimologia esboçada para a palavra inglesa Easter, que é supostamente baseada no nome de uma deusa germânica da qual não temos registro.

Além disso, a Páscoa não começou na Inglaterra. É comemorada em todo o mundo cristão e, na maioria das línguas, seu nome deriva de Pesakh – a palavra hebraica para a Páscoa – porque Jesus foi crucificado na Páscoa. Assim, o que quer que seja chamado em países individuais, tem origens judaicas.

Para sustentar a alegação de que o Natal é baseado em um feriado pagão, seria necessário fazer duas coisas: (1) Identificar o feriado pagão que ele suplantou e (2) mostrar que essa foi a intenção dos cristãos que introduziram o Natal em 25 de dezembro.

Alguns alegam que o Natal é baseado no feriado romano Saturnalia – um festival do deus Saturno. No entanto, este feriado foi comemorado em 17 de dezembro, e embora tenha sido posteriormente expandido para incluir os dias que antecederam a 23 de dezembro, foi antes de 25 de dezembro. Uma celebração cristã no último dia não suplantaria a Saturnalia.

Um candidato melhor é o Sol Invictus (latim, “o Sol Inconquistável”), que foi celebrado em 25 de dezembro. No entanto, o registro mais antigo que temos que pode apontar para ser celebrado naquele dia é tarde e ambíguo.

A Cronografia Cristã de 354 d.C registra o “Aniversário do Invicto” sendo celebrado naquela data em 354, mas a identidade do “Invicto” não é clara. Como é um documento cristão que alista o aniversário de Jesus em 25 de dezembro, pode ser o Cristo Invicto- não o sol – cujo nascimento foi celebrado.

Mesmo se o Natal e o Sol Invictus fossem ambos em 25 de dezembro, o Natal poderia ter sido a base do Sol Invictus, ou o contrário, ou poderia ser apenas uma coincidência. Se você quiser reivindicar que a data do Sol Invictus é a base para o Natal, você precisa de provas.

Isso é difícil de encontrar. Mesmo que a Cronografia de 354 dC se refira ao Sol Invictus sendo celebrado em 25 de dezembro, esta é a primeira referência ao fato, e – como veremos abaixo – alguns cristãos afirmaram que Jesus nasceu nessa data por um longo tempo.

Se os cristãos estavam subvertendo o Sol Invictus, deveríamos encontrar os Padres da Igreja dizendo: “Vamos oferecer uma celebração alternativa”. Mas nós não encontramos. Os padres que comemoraram o dia 25 de dezembro pensaram sinceramente que é quando Jesus nasceu.

E mesmo que o Natal tenha sido programado para subverter um feriado pagão, e daí? O Natal é a celebração do nascimento de Jesus Cristo e celebrar o nascimento de Cristo é uma coisa boa. Então, está subvertendo o paganismo. Se os primeiros cristãos estavam fazendo as duas coisas, grande coisa!

Por fim, no entanto, as evidências não apoiam a reivindicação. Bento XVI acertou quando disse:

A alegação costumava ser feita que em 25 de dezembro, desenvolvido em oposição ao mito de mitra, ou como uma resposta cristã ao culto do sol invicto promovido pelos imperadores romanos no terceiro século em seus esforços para estabelecer uma nova religião imperial. No entanto, essas velhas teorias não podem mais ser sustentadas (O Espírito da Liturgia, 107-108).

Continua...

Portal Apologistas da Fé Católica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF