Translate

quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Jesus nasceu em 25 de dezembro? (Parte 7/7)

Nascimento de Jesus | Caravaggio

Conclusão

Onde tudo isso nos deixa? Por um lado, os argumentos contra o nascimento de Jesus em 25 de dezembro não funcionam, e a alegação de que a data foi escolhida para suplantar uma celebração pagã é insuportável. Não apenas encontramos cristãos apoiando 25 de dezembro bem antes do feriado pagão em questão, mas também não os encontramos dizendo algo como “Vamos oferecer uma celebração alternativa”. Os que apoiam o dia 25 de dezembro acreditam sinceramente que é quando Jesus nasceu.

Por outro lado, a Bíblia não nos dá informações suficientes para determinar o aniversário de Jesus, e a tradição nos Padres da Igreja é mista, com datas diferentes sendo propostas.

Observou-se que no mundo antigo duas das datas – 25 de dezembro e 6 de janeiro – eram às vezes consideradas a data do solstício de inverno, a época em que os dias começam a ficar mais longos. Além disso, os Padres da Igreja discutiram o nascimento de Cristo em termos de luz vindo ao mundo, com base na profecia de Malaquias: “Para vós, que temereis o meu nome, nascerá o sol da justiça, com cura nas suas asas” (4: 2).

Portanto, é possível que a crença de que Cristo nasceu em uma data de solstício tenha sido baseada nessa profecia. Alternadamente, pode ter havido uma lembrança de que Cristo nasceu no inverno, e a data específica foi determinada com base na profecia. Ou pode ser que Cristo simplesmente tenha nascido em uma dessas datas, e sua conjunção com os antigos cálculos do solstício foi uma questão de providência divina.

Seja qual for o caso, Cristo nasceu. O sol da justiça levantou-se e “o povo que estava sentado em trevas viu uma grande luz e, para os que estavam assentados na região e sombra da morte, a luz amanheceu” (Mt 4:16; Is 9: 2).

 Portal Apologistas da Fé Católica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF