Translate

domingo, 10 de janeiro de 2021

Apelo da Caritas Internacional pelos povos atingidos pelo terremoto na Croácia

Cáritas Croácia

A Caritas Internacional destaca o trabalho de mais de duzentos de seus voluntários na distribuição de alimentos e objetos de higiene, enquanto elaboram planos em longo prazo em prol das pessoas atingidas pelo terremoto na Croácia.

Vatican News

“São necessários 880 mil euros para ajudar a Caritas Croata a garantir condições de vida digna e seguras para os sem-teto dos recentes terremotos que atingiram o país”: eis o premente apelo lançado pela “Caritas Internacional”, que destaca o trabalho de mais de duzentos de seus voluntários na distribuição de alimentos e objetos de higiene, enquanto elaboram planos a longo prazo.

“Depois do primeiro terremoto, no fim do mês de dezembro passado, com magnitude de 6,4 na escala Richter, disse Suzana Borko, vice-diretora da Caritas Croata - a terra continuou a tremer todos os dias e as pessoas vivem continuamente com medo e estresse. O terremoto afetou uma grande área de cerca de 2.000 quilômetros quadrados”.

O terremoto, a cerca de 30 milhas ao sul de Zagreb, perto das cidades de Petrinja, Sisak e Glina, foi o mais forte registrado nos últimos 140 anos. “Queremos ajudar as pessoas a reconstruir suas casas e suas comunidades”, disse ainda a vice-diretora da Caritas local. O projeto da Caritas, que terá a duração de oito meses, ajudará, antes de tudo, cerca de 200 famílias, mediante ajuda financeira e técnica e casas pré-fabricadas.

“Muitas pessoas atingidas pelo terremoto - explica Suzana Borko -encontram-se em zonas rurais. Por isso, preferem ficar perto dos seus cultivos e gado, dormindo em celeiros, carros e até entre os escombros de suas casas”. A Caritas Croata as ajuda a reconstruir suas casas e comunidades, em condições de segurança e dignidade; apoia os residentes das áreas rurais, para que não sejam esquecidos e isolados.

Nas aldeias entre Petrinja e Glina, cerca de 90 por cento das casas foram destruídas. Mas, o principal desafio é que, a cada tremor, as casas devem ser reexaminadas para saber se ainda podem ser habitáveis.

“Neste momento difícil – conclui a vice-diretora da Caritas Croata – a grande solidariedade, demonstrada em nosso país, é realmente milagrosa. Muitos enviam alimentos, roupas e materiais de construção às áreas afetadas”. O objetivo principal da Caritas local é oferecer um abrigo digno aos necessitados e ajudar na reconstrução de suas casas.

Quem quiser contribuir com suas doações, poderá visitar a página web: www.caritas.org/donate-now/croatia-earthquake/.

Vatican News Service - TC/MT

Vatican News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF