Translate

terça-feira, 5 de janeiro de 2021

China prende freiras de Hong Kong e procura influenciar escolha de bispo

Guadium Press
Como parte do aumento do controle Hong Kong, a China prendeu duas freiras da missão do Vaticano e tenta influir na nomeação do futuro bispo coadjutor.

Redação (04-01-2021, 16:59,  Gaudium Press) Embora a notícia não tenha sido veiculada até agora, em maio passado duas freiras chinesas da missão do Vaticano em Hong Kong foram presas pelas autoridades de Pequim quando visitavam sua casa na província de Hebei, relatou a Reuters, citando entrevistas com três clérigos católicos.

Apesar de não serem acusadas de crime, as religiosas estão em prisão domiciliar

As religiosas têm por volta de 40 anos. Elas foram colocadas em prisão domiciliar depois de três semanas de prisão.
Nenhuma delas foi formalmente acusada de algum delito, porém estão proibidas de deixar a China continental.

De acordo com a Reuters, a China intensificou a vigilância sobre a missão não oficial do Vaticano em Hong Kong durante 2020, ao mesmo tempo em que fortaleceu seu controle sobre a cidade, que antes gozava de liberdade política e religiosa.

Um sacerdote disse que “raramente as freiras são presas” e observou que, embora os padres às vezes sejam presos na China continental, eles “geralmente” deixam as freiras em paz.

Como parte do aumento do controle Hong Kong, a China prendeu duas freiras da missão do Vaticano e tenta influir na nomeação do futuro bispo coadjutor.
Guadium Press

Pequim está tentando aumentar seu controle sobre a diocese de Hong Kong

Alguns clérigos do alto escalão de Hong Kong disseram à Reuters que “Pequim está tentando aumentar seu controle sobre a diocese”, em parte tentando influenciar a eleição do próximo bispo coadjutor da cidade (com direito à sucessão após a aposentadoria bispo diocesano), cargo que ficou vago desde a morte do último bispo coadjutor, há dois anos.

Segundo os clérigos, “Pequim está tentando aplicar também em Hong Kong um acordo de dois anos com a Santa Sé que dá ao governo chinês um papel significativo na nomeação de prelados no continente.”

Hong Kong está atualmente excluída do acordo devido ao seu status de região semiautônoma.

Uma villa localizada em Hong Kong é a missão diplomática não oficial do Vaticano e sua única presença política na China, já que os dois países não mantêm relações diplomáticas.

Porém, no momento em que a China está intensificando sua repressão sobre Hong Kong, a missão tornou-se alvo das autoridades, apesar dos dois monsenhores que lá trabalham tentarem manter se discretos.

Segundo afirma a Reuters, muitos membros da Igreja em Hong Kong “apóiam fortemente o movimento democrático da cidade” e as autoridades de segurança chinesas aumentaram a vigilância sobre a missão.

“Estamos no fundo do poço; não há mais liberdade de expressão ”

O cardeal Tong, atual bispo diocesano, entre outras medidas para apaziguar as autoridades, pediu aos sacerdotes que não causem “desordem social” com suas homilias. Uma atitude diferente do Cardeal Zen, bispo emérito de Hong Kong.

Segundo diz a Reuters, um comunicado enviado afirma que “estamos no fundo do poço; não há mais liberdade de expressão ”e que“ essas coisas são normais na China continental. Cada vez nos assemelhamos mais a qualquer outra cidade da China. “

Centenas de manifestantes foram presos em 2020 por se oporem ao governo imposto pela China na área de Hong Kong. A cidade foi incorporada a uma nova lei de segurança nacional para punir os dissidentes com penas severas, incluindo prisão perpétua. (JSG)

(Com informações Info Católica)

https://gaudiumpress.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF