Translate

sábado, 10 de abril de 2021

HAGIOGRAFIA: O Monastério de São João, o Teólogo

Monastério de S. João | ECCLESIA

O Monastério de São João, o Teólogo

Construído por São João Cristódulos em 1088 sobre as ruínas de um antigo templo da deusa Ártemis. O imperador bizantino Alexis Cominos prestou seu auxílio e sustentou a obra de São João Cristodulos. É um edifício com aspecto de castelo medieval, com muros e bastiões. Essa construção defendia o mosteiro dos ataques dos piratas. O mosteiro se encontra sobre uma colina, onde hoje se encontra também a capital da Ilha de Cora, donde se domina toda a ilha. A igreja bizantina é dedicada a São João o Teólogo. É decorado com esplêndidos afrescos feitos em diversas épocas. Também dispõe de uma iconostase esculpida em madeira,de grande valor artístico.

Entre os antigos ícones desta igreja destacam-se o ícone de São João o Teólogo, oferecido pelo imperador Aléxis I, e o mosaico com o ícone de São Nicolau.

A igreja tem duas capelas. A capela à direita é dedicada a São Cristodulos, cujas relíquias se encontram no relicário da igreja. A capela à esquerda é dedicada à Virgem Maria. É adornada com afrescos do século XVII. Diz-se que o altar-mor da igreja é de pedra maciça proveniente do templo da deusa Ártemis. No cortil anterior do mosteiro encontram-se algumas colunas antigas. No interior do mosteiro encontram-se quatro pequenas capelas com afrescos de arte bizantina de altíssimo valor.

O tesouro do mosteiro

Contém diversas jóias guardadas por muitos séculos. Entre elas podem-se citar: vestes sacerdotais bordadas em ouro com pedras preciosas. Nos estojos de vidro estão muitos ornamentos sacros como cruzes preciosas, cálices sagrados, cetro de Imperadores e mitras de Patriarcas. E ainda: a coroa do imperador bizantino Aléxis I, a mitra do Patriarca Ecumênico Neófitos VI, feita com 3 kg. de ouro e adornada com pedras preciosas, uma cruz do Patriarca Gregório V, mártir da Grécia.

A biblioteca do mosteiro

Fundada por São Cristodulos que, como se diz, adquiriu os primeiros livros. Hoje, a biblioteca contém 900 manuscritos, 325 dos quais escritos em pergaminho. E ainda mais de 2000 volumes de edições antigas e 13000 cópias de documentos diversos. O Catálogo destes livros foi obra de Ioannis Sakelionas e foi publicado em 1890. Num segundo tempo, o Catálogo foi completado pelo Diácono Kallimahos. Entre os manuscritos mais importantes deve-se citar o manuscrito de Diodoros Sikeliotis, o Códice Purpúreo, uma cópia incompleta do Evangelho de Marcos, o livro de Jó, manuscritos dos séculos VII e VIII DC., sermões de São Gregório Teólogo, o Evangelho dos Quatro - um manuscrito de 1345 - com belíssimas imagens dos Evangelistas, 29 manuscritos cilíndricos em pergaminho que contém os textos das Missas escritas por São Basílio Magno e São João Crisóstomo e diversos outros prelados, o Glossário (vocabulário), um vocabulário da língua grega escrito sobre pergaminho, o ato de doação do imperador Aléxis Komninos, com o qual o Imperador doou a Ilha de Patmos a São Cristodulos. Enfim, há muitos documentos de Imperadores bizantinos, Patriarcas, príncipes e outros oficiais.

A Escola de Patmos (Escola Patmíada).

Esse Instituto didático foi fundado pelo Diácono Macários Kalógeras em 1733. Durante a ocupação turca, a Escola de Patmos desenvolveu uma importante atividade para o renascimento da nação grega. Os grandes homens da História contemporânea da nação grega foram quase todos alunos da Escola de Patmos. Os membros da "Filiki Eteria" (associação patriótica), os mais importantes deles Emanuel Xanthos, Dimítrios Tsesmelis e o grande mestre do desenvolvimento grego Adamantios Korais, o Patriarca Ecumênico e mártir da nação grega Gregório V, o Patriarca Anthimos I e outros homens eminentes foram todos alunos da Escola de Patmos.


ECCLESIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF