Translate

quarta-feira, 5 de maio de 2021

Religiosos de Cuba denunciam: país vive situação insustentável

Guadium Press
Carta dos Religiosos de Camagüey denuncia: “o povo está cansado e estressado, não pode mais, é uma situação insustentável”.

Redação (04/05/2021, 15:25,  Gaudium Press) “Com respeito e preocupação nos dirigimos a vocês para apresentar as situações dolorosas que vivemos como povo…
Ouvimos com atenção as experiências das pessoas, nosso trabalho pastoral nos leva a estar ao seu lado e acompanhá-los, o que nos torna testemunhas de suas dores e necessidades ”.

Estas palavras iniciam a “Carta da vida consagrada de Camagüey às autoridades provinciais”.
Nesta carta, os religiosos da Arquidiocese de Cuba apresentam o quadro da situação e pedem que sejam tomadas medidas para aliviar o sofrimento da população.

Uma ladainha de dificuldades, sofrimentos e descasos define a Cuba retrata a Cuba de hoje

A carta dos religiosos cubanos denuncia problemas que vão desde “Salários insuficientes e preços em alta”, “dificuldades com cuidados médicos e medicamentos”, “idosos que não têm acesso a merenda e alimentação o mês inteiro”, além do que, “muitas famílias cubanas vivem em casas superlotadas” “que causam conflitos familiares e alto risco de abusos”.

Além da falta de itens básicos e fundamentais, existe a falta de liberdade, o medo de expressar a Fé e de exclusão

Na lista de necessidades básicas e fundamentais que faltam em toda a Ilha, os religiosos cubanos falam da falta de liberdade:
“a grande maioria das pessoas não se sente confiante e livre para expressar o que pensa em vários contextos sociais, nem liberdade para abordar autoridades em diferentes níveis e áreas”.
“Existe o medo da exclusão”, diz a “Carta da vida consagrada de Camagüey às autoridades provinciais”.

Segundo os religiosos católicos, “tanto o medo como a falta de confiança e de liberdade não são infundados, pois todos nós testemunhamos a forma como, através dos meios de comunicação oficiais, várias iniciativas pacíficas são condenadas e indivíduos e grupos são denegridos …”

Os religiosos destacam que “essas situações estão se tornando cada vez mais difíceis. As pessoas estão cansadas e estressadas. Sente-se que o povo não aguenta mais, é uma situação insustentável”.

…acompanhar nosso povo nas dores e esperanças, ser alívio nos sofrimentos de Fé e compromisso social

Na conclusão da “Carta da vida consagrada de Camagüey às autoridades provinciais” os promotores da carta afirmam:
“Nós, religiosos e religiosas, estamos aqui para acompanhar o nosso povo nas suas dores e esperanças, para ser portadores da voz que nos confiaram nas relações quotidianas e para colaborar no alívio dos seus sofrimentos de Fé e compromisso social ”. (JSG)

(Redação Gaudium Press, informações e foto Agencia Fides)

https://gaudiumpress.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF