Translate

segunda-feira, 17 de maio de 2021

Cultivando os dons do Espírito Santo no dia a dia: a sabedoria

DODOMO I Shutterstock
Por Isabelle De Ché

Descubra como vivenciar este dom nas suas atividades cotidianas.

“Se você for muito bom, terá uma surpresa”. Longe de ser uma recompensa para um filho modelo, o dom da sabedoria nos dá a capacidade de provar a bondade de Deus em todas as coisas. É o primeiro dos sete dons do Espírito Santo. 

Quem entre nós não avalia uma situação através de nossas próprias lentes, sentimentos ou desejos? Com o dom da sabedoria, trocamos de óculos! Como indica o Papa Francisco, este dom permite-nos “ver o mundo, as situações, as conjunturas, os problemas, tudo, com os olhos de Deus”. 

Se, no final de uma disputa conjugal, em vez de se irritarem, os cônjuges concordam em se olhar, conversar, até perdoar um ao outro, isso é fruto do Espírito de sabedoria. Em vez de olhar para as próprias feridas e os erros do cônjuge, eles experimentam a paz a ser construída e o amor que brota do perdão. 

Sabedoria: prove e veja como o Senhor é bom

Na sala de espera do médico, nos engarrafamentos, podemos deixar-nos dominar pelo dom da sabedoria. Em vez de nos atirarmos em nossos celulares, vamos fechar nossos olhos por um momento e abrir nossos corações para a presença e o amor de Deus por nós. Ao invés de reclamar porque temos que esperar mais meia hora, vamos decidir viver essa espera na presença do Espírito Santo. “Senhor, quero viver este tempo contigo, decido abrir-me à tua presença”, nas palavras do irmão Pierre-Yves Noyer. 

Nos momentos de dúvida

Na missa, quando nos incomodamos com a leitura ou nos distraímos durante a consagração, invoquemos o Espírito de Sabedoria para que a Palavra de Deus entre em nossos corações e aja. 

Na doença, o dom da sabedoria é concedido “para que aprendamos a contemplar, além do sofrimento, o amor de Deus”, indica Paul-Marie Boutin, sacerdote da diocese de Bayonne, na França. O Espírito Santo ajuda o doente a oferecer o seu sofrimento, “não com a ponta dos lábios, mas com um movimento maior”, continua ele.

Por fim, Santa Teresinha do Menino Jesus deixou que o Espírito de sabedoria trabalhasse nela. Durante uma longa noite de fé, ela não sentiu nada, seus escritos, no entanto, mostram que ela experimentou a presença permanente de Deus. Para o irmão Pierre-Yves Noyer, “Thérèse de Lisieux viveu a ardente experiência do amor de Deus. Para compensar a aridez de sua oração, ela conta com sua fé e sua capacidade de amar. Graças ao dom da sabedoria recebida, Santa Teresinha se manteve em constante relação com o Senhor ”. 

Por isso, a convite de São Francisco de Sales , recebamos a sabedoria, que nada mais é do que o amor de Deus.

Aleteia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF