Translate

quarta-feira, 19 de maio de 2021

Congresso Mariológico é iniciado em Aparecida

Guadium Press

São Paulo – Aparecida (18/05/2021 16:05, Gaudium Press) Será iniciado nesta terça-feira, 18 de maio, o 14º Congresso Mariológico promovido pela Academia Marial de Aparecida em parceria com a Faculdade Dehoniana de Taubaté.

O encontro, que pela primeira vez será realizado em formato totalmente online, seguirá o tema ‘Maria e a Eucaristia à luz do Magnificat no Ano de São José’. Os interessados podem acompanhar o evento através do Facebook e YouTube da Academia Marial.

Maria e a Eucaristia à luz do Magnificat no Ano de São José

Além de refletir o Magnificat, cântico entoado por Nossa Senhora quando estava grávida de Jesus, o tema escolhido se relaciona com o 18º Congresso Eucarístico Nacional, previsto para acontecer em novembro de 2022 na Arquidiocese de Olinda e Recife (PE).

“Nossa Senhora é a mulher eucarística por excelência. Ela fez de seu Magnificat uma prece eucarística, tal a beleza destas palavras. Naquele momento ela era tal qual um altar, já que ela levava em seu ventre divino o próprio Jesus”, ressalta o Padre José Ulysses da Silva, diretor da Academia Marial.

Programação do 14º Congresso Mariológico

Ao longo dos quatro dias de evento, oito palestrantes tratarão sobre o tema através de dez conferências. A cerimônia de abertura será às 19h desta terça-feira e contará com a participação do Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, o professor da Faculdade Dehoniana, Padre Joãozinho e o Padre José Ulysses.

Na manhã da quarta-feira, 19, o professor do Instituto Santo Tomás de Aquino, Frei Jonas Nogueira, ministrará duas palestras sobre o Magnificat. Na parte da tarde, o professor de Sagrada Escritura e Teologia na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Padre Mauro Negro, tratará a figura de São José como pai e Jesus e esposo de Maria.

https://youtu.be/mTJEf2lAQYE

Já na quinta-feira, 20, a religiosa argentina, Irmã Clara Temporelli, iniciará as reflexões do dia com a conferência ‘Maria, Mulher Eucarística’. Logo depois, será a vez da Doutora em Teologia e representante da SITP (Société International de Théologie Pratique) e do Observatório Eclesial Brasil, Alzirinha Rocha de Souza, relacionar a figura da Virgem Maria a práxis cristã. Durante a tarde, o Padre Joãozinho ministrará uma palestra sobre a história da Mãe de Jesus.

Por fim, na sexta-feira, 21, a pós-doutorada em Teologia Sistemática Pastoral, Irmã Lina Boff abrirá o ciclo de conferências, sendo precedida pelo especialista em Mariologia, Vinícius da Silva Paiva que fará uma palestra sobre ‘Maria e a Eucaristia, unidos pelo Magnificat’. O Congresso será encerrando pelo doutor em Teologia, Irmão Afonso Murad, que refletirá sobre o Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem, escrito por São Luís de Montfort. (EPC)

https://gaudiumpress.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF