Translate

quinta-feira, 27 de maio de 2021

Simpósio aborda o papel da família na iniciação à vida cristã

Imagem ilustrativa / Crédito: Unsplash

REDAÇÃO CENTRAL, 26 mai. 21 / 04:00 pm (ACI).- No próximo sábado, 29 de maio, acontecerá o 11º Simpósio Nacional das Famílias, que neste ano tem como tema “Família e Catequese” e abordará a importância dos processos de iniciação à vida cristã voltados para a família e os processos que ocorrem no ambiente familiar, na formação cristã dos filhos pelos pais.

O evento é promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio da Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF). Será transmitido pelo canal da Pastoral Familiar no Youtube e na página da CNBB no Facebook.

Um dos palestrantes será padre Jânison de Sá Santos, assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB. De acordo com ele, os pais tem uma responsabilidade central da formação cristã dos filhos, mas “delegaram aos catequistas, às instituições essa missão”.

“Os pais que iniciam seus filhos na fé alimentam e os ajudam a crescer na mesma fé”, disse o sacerdote ao Portal Vida e da Família, da Pastoral Familiar.

Segundo pe. Jânison, a Igreja motiva na atualidade a redescoberta de uma catequese familiar a serviço da iniciação à vida cristã. Nesse sentido, afirmou que o Novo Diretório para a Catequese, publicado no ano passado, dedica uma atenção especial sobre a catequese em família, “os pais como iniciadores na fé dos seus filhos, uma catequese também para namorados, para noivos e para jovens casais”.

Para o assessor da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética, no atual contexto de pandemia de covid-19, muitas famílias reassumiram sua missão de educar os filhos na fé, pois algumas paróquias passaram a realizar a catequese de modo virtual.

“Em alguns casos, não é propriamente dita uma catequese sistemática, mas um alimentar a fé da família, catequizandos e pais”, afirmou. De acordo com ele, os catequistas enviam para os pais “textos bíblicos, propostas de celebração, propostas de leitura orante” e “as famílias se reúnem, rezam, partilham a palavra; enfim, os pais catequizando seus filhos”.

Com isso, disse, “está crescendo sempre mais essa convicção e certeza do acompanhamento dos pais na iniciação à vida cristã de seus filhos”, isto é, “os pais como catequistas, como iniciadores”. “Mesmo diante da dificuldade dos pais, que podem trabalhar o dia inteiro e têm pouco tempo, mas não podemos esquecer dessa missão tão bonita que os pais têm que ter na educação na fé de seus filhos”, afirmou.

O 11º Simpósio Nacional das Famílias acontecerá no dia 29 de maio, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Podem participar todas as pessoas que desejarem. A inscrição deve ser feita pelo site http://bit.ly/Simp2021.

ACI Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF