Translate

sábado, 7 de agosto de 2021

Igreja no Brasil celebra a Semana Nacional da Família

Foto ilustrativa. Foto: Istock photo

REDAÇÃO CENTRAL, 07 ago. 21 / 08:00 am (ACI).- Tem início no próximo domingo, 8 de agosto, no Brasil, a Semana Nacional da Família, que neste ano estará em sintonia com o Ano Família Amoris Laetitia, convocado pelo papa Francisco. Segundo organizadores, a proposta é testemunhar a “A alegria do amor na família”, como afirma o tema da semana.

A Semana Nacional da Família é promovida pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) e Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Teve início em 1992 e é realizada sempre na segunda semana de agosto, mês vocacional, começando no Dia dos Pais e o domingo em que a Igreja no país celebra a vocação matrimonial.

Neste ano, além do tema “A alegria do amor na família”, tem como lema “Dá e recebe, e alegra a ti mesmo”. “Queremos falar de uma alegria que brota do coração de cada lar cristão, como fruto do fortalecimento dos vínculos conjugais que unem os filhos e vencem juntos obstáculos e as crises porque foram sustentados pela fé. Somente um verdadeiro amor pode trazer a alegria que vem de Deus”, disse ao Portal Vida e Família, da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, dom Ricardo Hoepers, presidente da entidade.

Segundo o assessor da Comissão Episcopal para a Vida e a Família e secretário executivo da CNPF, padre Crispim Guimarães dos Santos, “a cada ano, a temática procura evidenciar aquilo que a Igreja põe em relevo encorajando as famílias a aprofundarem as dimensões bíblica, doutrinal e social”.

Desse modo, afirmou que, “como a proposta do papa pretende chegar a todas as famílias do mundo, por meio de várias atividades de caráter espiritual, pastoral e cultural, a serem realizadas nas dioceses, paróquias, universidades, no contexto dos movimentos eclesiais e das associações familiares; no Brasil, a Semana Nacional da Família será um instrumento valioso e colaborativo para fazer as pessoas experimentarem ‘que o Evangelho da família é alegria que enche o coração e a vida inteira’”.

Para marcar a abertura da Semana Nacional da Família, a CNPF fará a live “Giro pelo Brasil” no sábado, 7 de agosto, às 20h. O evento destacará as atividades preparadas nos Regionais de todo o país. Durante a transmissão será divulgada a mensagem da presidência da CNBB para esta semana e também as motivações do presidente da Comissão Vida e Família da CNBB, dom Ricardo Hoepers, e do casal coordenador nacional da Pastoral Familiar, Luiz e Káthia Stolf. A live será concluída com um momento de adoração conduzido pelo bispo auxiliar da arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ) e referencial da Pastoral Familiar no Regional Leste 1 da CNBB, dom Antônio Augusto Dias Duarte, e pelo casal coordenador do Setor Pós-Matrimonial, Ronaldo e Tatiana de Melo.

Durante a live, a CNPF também vai recordar os 25 anos do Hora da Família, subsídio com roteiros de reflexão e oração para a Semana Nacional da Família. Este material foi preparado pela primeira vez em 1996, quando o Brasil se preparava para receber o papa João Paulo II por ocasião do II Encontro Mundial das Famílias, marcado para o ano seguinte. Na época, o então bispo auxiliar do Rio de Janeiro (RJ), dom Rafael Llano Cifuentes preparou um material para ajudar as famílias na preparação para o encontro.

A transmissão do “Giro pelo Brasil” pode ser acompanhada pelo canal no Youtube da Comissão Nacional da Pastoral Familiar.

Fonte: ACI Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF