Translate

quarta-feira, 9 de março de 2022

Você leva a sério os “nunca mais” que você já disse?

Shutterstock
Pot Talita Rodrigues

É hora de começar a cumprir as suas promessas de "nunca mais" fazer ou sentir isso e aquilo.

Estes dias, escrevi um post no meu Instagram que que dizia assim: “A partir de hoje, é a hora de você começar a cumprir os teus nunca mais”. 

Hoje eu escolhi começar a cumprir um dos meus “nunca mais”. Nunca mais eu vou me entregar a alguém que sequer tira os sapatos para entrar dentro do meu coração. Nunca mais farei o meu coração passar pela mesma coisa duas vezes. Não vou mais abrir mão de valores inegociáveis na esperança de que as coisas mudem para melhor. Adianto aqui: nada vai mudar. 

Um caráter já formado, dificilmente é mudado. Caráter é índole, é a maneira como o sujeito se vê diante do mundo e a maneira como trata as pessoas ao seu redor. E, bem, caráter não se muda. 

Na fase da paixão, geralmente não percebemos os detalhes mais importantes que farão toda a diferença depois. Detalhes como: 

– Qual é a estabilidade emocional do outro?

– O outro sai de um relacionamento e pula para outro? 

– Como anda a vida espiritual dele(a)?

– Ele(a) teme a Deus? 

Temer a Deus

Eu considero o último questionamento o mais importante. Pessoas que temem a Deus estão em Deus e agem de acordo com a verdade. E eu não me refiro aqui àqueles que dizem que temem a Deus. Eu me refiro aqui aquele sujeito que diz, mas que também prova com o seu testemunho de vida o seu temor a Deus. 

Eu sempre trabalho com os meus pacientes a lista de valores negociáveis e inegociáveis. 

– Mas Talita, o que são essas listas?

Vamos lá: 

Valores negociáveis e valores inegociáveis

Valores negociáveis são valores os quais você gostaria que uma pessoa tivesse. Mas que se não tiver, está tudo bem. Você consegue lidar com isso.

Já os valores inegociáveis são aqueles dos quais você não abre mão que aquele que você escolher para ser o seu(sua) companheiro(a) de vida tenha. 

Quando nos relacionamentos com alguém, é importantíssimo que consideremos estas duas listas. A possibilidade de se machucar, de entregar o seu coração à pessoa errada é muito menor. Precisamos estar precavidos e sabermos muito bem o que queremos, a fim de evitar que o nosso coração seja quebrado mais uma vez por pessoas sem nenhuma responsabilidade.

O valor do coração

Não podemos negar que mundo atual existem pessoas que não sabem o valor de um coração, e que por isso fazem malabarismo com o seu. Até que uma hora ou outra o seu coração é jogado no chão e quebrado. 

Você precisa e deve ter alguém em quem você confie. Que seja o seu apoio diário, sua fortaleza, o seu descanso em dias difíceis de o seu ombro para chorar. 

Você precisa de alguém que tema a Deus, pois só um homem que teme a Deus saberá te amar da forma mais correta e profunda. 

Eu sei que a espera é difícil. Eu sei o quanto dói esperar. Talvez você veja as pessoas seguindo suas vidas, constituindo e tendo uma linda família. Eu então você se questiona e por vezes fica até bravo(a) com Deus, questionando: “Mas Deus, quando é que chegará a minha vez?”

Esse é um questionamento normal  e comum. Nossas necessidades humanas, muitas vezes, não permitem que sejamos felizes sozinhos. 

Deus basta

Contudo, a partir de o momento em que você entende que SOMENTE DEUS BASTA, você já não terá pressa e seu coração cessará. 

“Mas eu ainda não consigo fazer com que Deus baste para mim de uma forma que eu me sinta completa(a)”, você pode pensar.

Pois bem, trate de fazê-lo bastar. É o seu dever. Mesmo em meio à dor e à espera. 

Para mais conteúdos como este, siga a psicóloga Talita Rodrigues no Instagram

Fonte: https://pt.aleteia.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF