Translate

segunda-feira, 19 de setembro de 2022

Assis 2022: a arte urbana que conta sobre o Papa Francisco

Exposição de arte urbana em Assis | Vatican News

A exposição intitulada "Papal Papal", aberta de 15 de setembro a 6 de novembro, é montada no pórtico da praça inferior da Basílica de São Francisco. As obras mais significativas do artista urbano Mauro Pallotta, dedicadas ao Magistério do Pontífice e apresentadas na quinta-feira (15) em Assis, fazem parte do amplo programa do evento Economia de Francisco, que o Papa vai participar em 24 de setembro.

Gabriella Ceraso - Vatican News

Nove das reproduções mais significativas do artista urbano italiano Mauro Pallotta, conhecido como Maupal, sobre a figura do Papa Francisco: esse é o coração da exposição intitulada "Papal Papal", apresentada na quinta-feira (15) na Sala de Imprensa do Sacro Convento em Assis. A exposição estará em exposição até 6 de novembro no pórtico sul da praça inferior da Basílica de São Francisco.

A coletiva de imprensa em Assis

As obras em exposição incluem: Super Pope (Papa Francisco super-herói), Street Pope (o Papa que joga e ganha com o símbolo da paz), Papa Saviour (o Papa que carrega o planeta Terra sobre ele), Pope and Love, Papal Papal, Exemplum Omnibus, Eco Pope, Pope's Golf e Via della Pace. Para a ocasião, uma obra inédita inspirada no Santo de Assis, intitulada MURUM, foi doada aos frades da Basílica de São Francisco, que se encontra em exposição no Museu do Tesouro da Basílica.

Exposição de arte urbana em Assis | Vatican News
Exposição de arte urbana em Assis | Vatican News
Exposição de arte urbana em Assis | Vatican News

"Papal Papal": arte urbana em Assis para contar a história de Francisco

O encontro moderado pelo diretor do Departamento de Comunicações do Sacro Convento de Assis, Frei Giulio Cesareo, contou com a presença do Custódio do Sacro Convento, Frei Marco Moroni, do artista Maupal e da curadora da exposição, Azzurra Pizzi.

"Sempre me impressionou a linguagem das obras de MauPal por seu frescor, por sua capacidade de ser imediatamente compreendido, lidando com questões importantes e desafiadoras com uma leveza poética e sorridente, nunca irreverente", disse Frei Marco Moroni. "Sei que até mesmo o Papa Francisco, que é o sujeito destas obras, aprecia este artista de rua. Temos assim a oportunidade de ver suas obras expostas aqui em um lugar onde na história muitos artistas deixaram sua marca".

"Tenho seguido o magistério do Santo Padre com grande interesse desde o dia em que ele se tornou Papa, meu objetivo", disse Maupal durante a coletiva de imprensa, "é interpretar e divulgar seu caminho através de uma síntese gráfica com uma linguagem simples e adequada a todos, inclusive aos não crentes". O artista que também está presente nas páginas do L'Osservatore di Strada, o jornal concebido e realizado pela comunidade de trabalho do Dicastério da Comunicação para dar voz àqueles que normalmente não são ouvidos, aos pobres, às pessoas feridas pela vida, para participar - diz o artista - com concretude em uma "proximidade" necessária:

"O itinerário da exposição é inaugurado com as criações artísticas mais relevantes por Maupal que desde 2014 trata de temas caros ao Papa Francisco: sustentabilidade, meio ambiente, acolhimento, paz", disse Azzurra Pizzi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF