Translate

sábado, 24 de setembro de 2022

Católicos ultrapassam número de protestantes na Irlanda do Norte

Shutterstock I Ana Candida
Belfast (Irlande du Nord).

Os católicos são agora maioria na Irlanda do Norte, de acordo com os resultados do censo. Uma reviravolta histórica.

42,3% da população da Irlanda do Norte se identifica agora como católica, anunciou a Agência de Estatística e Investigação da Irlanda do Norte (Nisra) na quinta-feira, 22 de Setembro, de acordo com os resultados de um recenseamento recente.

No total, 37,3% da população identificam-se como protestantes ou de outras fés cristãs. No último recenseamento realizado em 2011, 45% da população identificou-se como católica e 48% como protestante ou outras religiões cristãs, uma diferença que já era muito menor do que dez anos antes. Em 2001, 53% da população identificou-se como protestante, 44% como católica. No restante da ilha, os católicos são a maioria.

De fato, a Irlanda do Norte, marcada por décadas de violência intercomunal, surgiu há 101 anos com uma divisão geográfica que assegurou uma maioria protestante e, portanto, poder aos sindicalistas, que favoreceram a adesão ao Reino Unido. Os apelos a uma maior igualdade entre protestantes e católicos – a maioria dos quais favoráveis à reunificação com a República da Irlanda – foram uma das primeiras fontes de violência. As três décadas de conflito deixaram 3.500 pessoas mortas e terminaram com o Acordo da Sexta-feira Santa em 1998, que estabeleceu a partilha do poder entre as comunidades.

Rumo a um referendo de independência?

Os resultados do recenseamento poderiam assim colocar rapidamente sobre a mesa a questão de um referendo de independência e de uma reunificação da província com a República da Irlanda. Além disso, uma pergunta do censo revela qual a identidade nacional que os pesquisados reivindicam. 31,8% sentem-se “apenas britânicos”, uma queda significativa em relação a dez anos atrás, quando 40% diziam ser apenas britânicos. Entretanto, 29,1% disseram que se sentiam apenas irlandeses, e 19,7% disseram apenas irlandeses do Norte.

Fonte: https://pt.aleteia.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF