Translate

domingo, 18 de setembro de 2022

Guatemala: liberdade está em risco quando nome de Deus se mistura com interesses de grupos

Foto de arquivo 2021 - 200 anos de Independsência da Guatemala (AFP)

A Independência da Guatemala, o dom da liberdade, não se refere apenas à emancipação política, mas é um apelo à "liberdade integral". "Em outras palavras, juntamente com as celebrações, somos chamados a refletir sobre a 'escravidão atual' como diz o Papa Francisco: materialismo, violência dentro e fora da família, crime organizado e tráfico de drogas, também fonte de violência", diz dom Palma Paúl, detendo-se sobre o "dom da liberdade", que se preserva e aumenta acima de tudo com a prática da Fé.

Vatican News

"O dom da liberdade está em perigo quando na já acelerada competição política o nome de Deus se mistura com os interesses de grupos, a fim de alcançar o poder para servir a si mesmos e não para servir ao cidadão: tudo isso acaba no mesmo quadro da corrupção e da impunidade."

É um convite "à oração e à reflexão sobre a vida da Igreja e da sociedade" neste mês de setembro, na Guatemala mês da Pátria e da Bíblia, lançado pelo bispo de Escuintla, dom Victor Hugo Palma Paúl, que escreve: "ser sempre grato pela Pátria é um sinal de humildade e de reconhecimento pelo dom de ser chamados a construir constantemente, com misericórdia, com justiça e segundo a fé e os valores cívicos, a terra de Escuintla".

A Palavra de Deus nos indica a autêntica liberdade

Em particular, o bispo destaca que a Palavra de Deus, celebrada de maneira especial este mês em todas as paróquias, nos indica a autêntica liberdade, "aquela que é dada pelo Filho de Deus, e precisamente porque é um dom que pode ser perdido, transformando-se em libertinagem" (cf. Gálatas 5,1-6).

A Independência da Guatemala, o dom da liberdade, não se refere apenas à emancipação política, mas é um apelo à "liberdade integral". "Em outras palavras, juntamente com as celebrações, somos chamados a refletir sobre a 'escravidão atual' como diz o Papa Francisco: materialismo, violência dentro e fora da família, crime organizado e tráfico de drogas, também fonte de violência na costa sul".

Construir Guatemala baseada na fraternidade e no perdão

O bispo de Escuintla se detém, em seguida, sobre o "dom da liberdade", que se preserva e aumenta acima de tudo com a prática da Fé. "Este dom começa na família, escola da liberdade, do amor e do respeito", evidencia o bispo Victor Hugo, onde se ensina a superar o egoísmo, a infidelidade e o amor ao dinheiro, fonte de todo o mal.

Na conclusão da mensagem, o bispo nos convida a nos perguntarmos, a partir da Palavra de Deus: "Estou eu e estamos nós livres dos deuses materiais do mundo? Em seguida, o prelado invoca a intercessão de Nossa Senhora das Dores, celebrada em 15 de setembro, Dia da Independência, "modelo de proximidade e esperança" para construir uma Guatemala diferente, baseada na fraternidade e no perdão, no culto ao verdadeiro Deus, no respeito e na proximidade a nossos irmãos e irmãs mais pobres.

(com Fides)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF