Translate

quarta-feira, 21 de setembro de 2022

Papa na festa de São Mateus: vamos ler o Evangelho todos os dias

Na "escola do Evangelho" pode-se encontrar "a luz e o apoio para o caminho",
disse o Pontífice  (Vatican Media)

Nesta quarta-feira (21), de memória litúrgica do Evangelista, Francisco reforçou o convite para se ler a Palavra de Deus diariamente, retomando as salas de aula da "escola do Evangelho". A recomendação foi dada através do Twitter e também durante a Audiência Geral.

Andressa Collet – Vatican News

A indicação do Papa Francisco no primeiro tuíte desta quarta-feira (21) reforça o convite feito repetidas vezes durante o seu magistério de levar o Evangelho "no bolso e na bolsa" para poder ler de "três a quatro versículos" todos os dias. Um pedido que tem sido incentivado pelo Pontífice através da distribuição de edições especiais da Bíblia e até de Evangelhos de bolso aos fiéis em diferentes ocasiões na Praça São Pedro. Eis a mensagem do Papa na conta oficial @Pontifex, em língua portuguesa:

“A festa do evangelista #SãoMateus, que a Igreja celebra hoje, oferece-me a oportunidade para exortar todos a ler diariamente o #Evangelho. Encontrareis nas palavras de Cristo a luz e o sustento para o vosso caminho.”

A escola do Evangelho por São Mateus

Esse foi o teor da saudação feita aos peregrinos de língua italiana na Audiência Geral, quando Francisco recomendou a ler a Palavra de Jesus, retomando a "escola do Evangelho", inclusive com Mateus, um pecador que deixou tudo para seguir Jesus e tornou-se um dos Doze. Ele é autor do primeiro Evangelho, não escrito em grego, mas, possivelmente, em aramaico. Os destinatários do Evangelho de Mateus são os cristãos de origem judaica: no texto, ele coloca em realce o fato de que Jesus é o Messias, que cumpre as promessas do Antigo Testamento.

A vocação do Apóstolo também está sendo reproposta neste dia de festa através do relato do Papa Francisco, em italiano, na produção "Rostos do Evangelho", um programa realizado pelo Dicastério da Comunicação em colaboração com a Biblioteca Apostólica Vaticana, Museus Vaticanos e Rai Cultura. A produção foi ao ar no principal canal de TV da Rai no último domingo de Páscoa e pode ser conferido no site do Vatican News.

Neste dia de memória litúrgica de São Mateus, o Papa também lembrou do Evangelista ao saudar os peregrinos de língua eslovaca na Audiência Geral desta quarta-feira (21):

“Hoje celebramos a festa de São Mateus, Apóstolo e Evangelista. Que sua generosa resposta ao chamado de Cristo ilumine as suas vidas cristãs. Com esses votos, abençoo vocês e a suas famílias em sua pátria. Louvado seja Jesus Cristo!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF