Translate

terça-feira, 20 de setembro de 2022

Dar uma chance à paz, desarmar os corações e serenizar os olhares

Paz nas eleições | RedeGN

DAR UMA CHANCE À PAZ, DESARMAR OS CORAÇÕES E SERENIZAR OS OLHARES.

Dom Roberto Francisco Ferreria Paz
Bispo Diocesano de Campos

Aproximando-nos do dia 02 de outubro percebemos, com apreensão, um clima raivoso, de intimidação e cansaço. As práticas de semear fake-news desorientam e desvirtuam fatos e enlameiam pessoas. Como fazer cessar o ódio e a retaliação, o desrespeito vil, e a agressividade? Uma vez um indígena americano expressou, com uma frase, o que considerava paz: “Não é paz na Terra.

Não é paz sobre a Terra, como se a pisoteássemos, é paz com a Terra. Ouvir a Terra, ouvir o vento, as árvores, as folhas, os rios, as águas. Estar com…”. Para fazer esta experiência é necessário envolver-se, estar junto, misturado, o que nos une é bem mais que o que nos separa, somos essencialmente iguais, temos os mesmos problemas, somos da mesma família.

Caímos na armadilha de seguir líderes que, em vez de unir, nos polarizam, em vez de agregar, nos tornam inimigos, e querem que eliminemos com violência os rivais, esquecendo que precisamos de todos/as para superar e vencer as ruínas e cacos da pandemia.

Em vez de dar ouvidos a redes sociais e sua toxicidade, vamos, com gentileza, escutar nossos oponentes e aprender deles dialogando e buscando convergências. É ilusório pensar que, quem vencer as eleições levará tudo, pois terá diante de si enormes e gigantescos desafios e uma oposição ferida e raivosa.

É hora de pensar grande como fizeram os grandes políticos Adenauer, De Gasperi, Kennedy, Mandela e, aqui no Brasil, inspiradores como Franco Montoro, Alceu Amoroso Lima, Cândido Mendes e Darcy Ribeiro, em governos de União e Salvação Nacional, com um projeto político abrangente, inclusivo, transformador. Que o Bom Deus nos conceda alegria, esperança e coragem, para trilharmos juntos um caminho de paz, justiça e solidariedade. Deus seja louvado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF