Translate

domingo, 25 de setembro de 2022

Jovens africanos: somos apaixonados pelos ideais de Francisco

A moçambicana Sadia Mariano | Vatican News

Presente em Assis a jovem moçambicana Sadia Mariano, única representante dos jovens desse país africano que, conversou com a Rádio Vaticano – Vatican News: falou de esperança.

Silvonei José – Assis – Vatican News

Uma oportunidade para repensar a economia. A "Economia de Francisco", um movimento internacional de jovens economistas, empreendedores e transformadores comprometidos com um processo de diálogo inclusivo e mudança global, é uma onda de entusiasmo que abraçou Assis. Após a abertura do evento na quinta-feira, 22 de setembro, os jovens se encontraram na cidade de São Francisco para oficinas e mesas redondas. As questões econômicas foram abordadas e os desafios contemporâneos indicados. O dia de abertura foi também um "dia de colheita": foram apresentados projetos já implementados em várias regiões do mundo. Sementes e frutos que alimentam uma nova economia, a desejada pelo Papa. Nesta sexta-feira, 23 de setembro, as visitas aos lugares de São Francisco para momentos de reflexão e oração pessoal precederam outra etapa crucial deste encontro internacional: o trabalho temático em profundidade nas diversas aldeias, 12 no total.

Encontro Economia de Francisco | Vatican News

Os temas, inspirados nas encíclicas do Papa Francisco Laudato si' e Fratelli tutti, percorrem várias questões incluindo agricultura e justiça, energia e pobreza. O segundo dia de trabalho se conclui à noite com visitas guiadas à Basílica de São Francisco e à Basílica de Santa Maria dos egli Angeli.

O ponto alto deste terceiro evento global, o primeiro presencial, é o encontro com o Papa Francisco para a assinatura do Pacto com os jovens. Cerca de mil deles, economistas e empresários, chegaram à cidade de São Francisco vindos de 120 países. Um povo, cheio de entusiasmo e talento, que trouxe à Assis as esperanças do mundo.

Jovem do Quênia - Wendy Omanga | Vatican News

Além de Assis

A economia de Francesco não para em Assis. O objetivo é conscientizar a partir de baixo a necessidade de uma economia cada vez mais orientada para o desenvolvimento e cada vez menos para a especulação financeira. Os coordenadores regionais são cerca de 50 jovens empenhados em divulgar o movimento e estimular projetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF