Translate

quarta-feira, 26 de outubro de 2022

A importância de rezar pelos padres que passam por dificuldades

Krakenimages.com | Shutterstock
Por Philip Kosloski

Muitos santos insistem na importância de rezar pelos padres, para que eles permaneçam fiéis à sua vocação. Veja e reze:

Ser um padre católico no século XXI não é uma tarefa fácil. Os padres geralmente não são vistos favoravelmente pela cultura secular, e estão constantemente sob suspeita.

Além disso, os párocos em particular estão frequentemente sozinhos, vivendo numa antiga reitoria, a cargo de 3-4 igrejas, a quilômetros de distância do padre mais próximo.

Este tipo de isolamento pode muitas vezes levar a um aumento de ataques espirituais, onde um padre começa a duvidar da sua vocação e se volta para dentro para procurar o consolo dos seus próprios vícios.

Com isto em mente, não deveria ser surpresa que muitos santos dedicassem toda a sua vida a rezar pelos padres, encorajando-nos a fazer o mesmo.

São João Paulo II fez um discurso aos padres nos Estados Unidos em 1979, no qual fez um apelo à população católica local para que rezasse pelos padres.

Por vezes ouvimos as palavras: “Rezem pelos sacerdotes”. E hoje invoco essas palavras como um apelo a todos os fiéis da Igreja. Rezem pelos sacerdotes, para que cada um deles diga repetidamente sim ao chamado que recebeu, permaneçam constantes na pregação da mensagem do Evangelho, e sejam fiéis para sempre como companheiros de nosso Senhor Jesus Cristo.

Santa Teresa de Lisieux era outra santa apaixonada por rezar pelos padres, como se pode ver nas suas muitas cartas.

Rezar pelos pecadores fascinou-me, mas rezar pelas almas dos sacerdotes, que eu pensava serem mais puras do que o cristal, pareceu-me estranho! Ah! Compreendi a minha vocação na Itália: não ia longe demais para ter tal conhecimento útil… Vivi com muitos padres santos durante um mês e compreendi que, se a sua dignidade sublime os eleva acima dos anjos, isso não significa que não sejam fracos e frágeis… Esta é a vocação do Carmo, porque o único objetivo das nossas orações e dos nossos sacrifícios é ser apóstolo dos apóstolos, rezar por eles enquanto evangelizam as almas com palavras e sobretudo com o exemplo.

São João Vianney compôs a sua própria oração pelos padres, orando para que “eles sejam dignos representantes de Cristo Bom Pastor”.

Dom Jean-Baptiste Chautard escreveu no seu livro “A Alma do Apostolado” uma ilustração útil que mostra porque precisamos rezar, não só pelos padres, mas também por bons e santos padres.

A um sacerdote santo corresponde um povo fervoroso; a um sacerdote fervoroso, um povo piedoso; a um sacerdote piedoso, um povo honesto; a um sacerdote honesto, um povo ímpio.

Como os padres continuam a lutar e a enfrentar dificuldades para se manterem fiéis à sua vocação no mundo moderno, não deixe de rezar por eles diariamente.

Fonte: https://pt.aleteia.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF