Translate

terça-feira, 25 de outubro de 2022

Santo Antônio de Sant’Ana Galvão

S. Antônio de Sant'Ana Galvão | Guadium Press
25 de outubro
A Igreja celebra no dia de hoje, 25 de outubro, a memória litúrgica de Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, conhecido também como Frei Galvão, o primeiro santo nascido no Brasil.

Redação (25/10/2021 09:48, Gaudium Press) Nascido no dia 10 de maio de 1739, na cidade paulista de Guaratinguetá, Santo Antônio de Sant’Anna Galvão ainda jovem sentiu o chamado de Deus à vida religiosa.

Ingressou no convento franciscano de São Boaventura de Macacu, no Rio de Janeiro (RJ), aos 16 anos. Realizou seus votos solenes em 1761, sendo ordenado sacerdote um ano depois. O Santo foi enviado para o convento de São Francisco, em São Paulo, onde além de continuar os estudos, iniciou seu apostolado evangelizador.

No ano de 1774, fundou o Recolhimento de Nossa Senhora da Conceição da Divina Providência, atual Mosteiro da Imaculada Conceição da Luz, das Irmãs Concepcionistas da Imaculada Conceição, também conhecido como Mosteiro da Luz. Em 1811 fundou o Recolhimento de Santa Clara, em Sorocaba (SP).

Passou os últimos dias de sua vida aos cuidados das religiosas do Convento da Luz, entregando sua alma a Deus no dia 23 de dezembro de 1822, aos 84 anos de idade. O Papa São João Paulo II o beatificou em 25 de outubro de 1998. Sua canonização ocorreu no dia 11 de maio de 2007, tendo sido presidida pelo Papa Bento XVI.

Santuário de S. Frei Galvão | Guadium Press

Frases de São Frei Galvão

01 – “Depois do parto, ó Virgem, permaneceste intacta: Mãe de Deus, intercedei por nós”.

02 – “Não tema que a vida tenha fim, tema que ela nunca tenha começado”.

03 – “Fiel à graça divina, que alimentemos viva consciência do nosso nada e nos deixemos atrair pelo tudo da Cruz”.

04 – “Tirai-me antes a vida que ofender o vosso bendito Filho, meu Senhor”.

05 – “Saibam que, ao observar a virtude da obediência, ninguém erra em obedecer, pois ainda que os superiores e confessores errem no que ordenam, o súdito sempre acerta em obedecer”.

06 – “Vos peço pela paixão, morte e chagas do Vosso Filho, pela Vossa pureza e Conceição Imaculada”.

07 – “A caridade é mansa e benigna, quem tem essa virtude não se afasta facilmente, não julga mal, nem se perturba por qualquer causa, e é muito capaz de sossegar e compor os ânimos e gênios mais descontrolados”.

08 – “Quanto mais silêncio se guardar, menos perigo de pecar teremos; haverá mais sossego e recolhimento na alma e mais gosto pela oração”.

09 – “A virtude do silêncio tem muito valor, porque pela boca se peca e difícil é falar sem errar. É pela língua que mais se peca e muitas vezes só com uma palavra se pode cometer culpa grave; facilmente poderá entrar a murmuração e coisas que desagradam a Nosso Senhor”.

S. Frei Galvão | Guadium Press

Oração a São Frei Galvão

São Frei Galvão, Deus fez em Ti maravilhas e através de Ti anunciou o Evangelho do amor, do acolhimento e da misericórdia para com os mais fracos e sofredores. Com o coração agradecido por tão grande dom à nação brasileira, nós Te pedimos: intercede por nós junto a Deus para que possamos vivenciar na comunidade eclesial os valores evangélicos que de modo tão heroico viveste. Dá-nos a coragem e perseverança na fé e abertura ao Espírito Santo de Deus para que possamos ser sal da terra e luz do mundo. Amém. (EPC)

Fonte: https://gaudiumpress.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF