Translate

quarta-feira, 19 de outubro de 2022

Formação da consciência cidadã

Ensinar cidadania com crianças | Sponte

FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA CIDADÃ

Dom Genival Saraiva
Bispo Emérito de Palmares (PE) 

Por serem educáveis, o indivíduo, no contexto em que vive, e a coletividade, conforme as circunstâncias de tempo e lugar, encontram-se sob um contínuo processo de influência, por parte de pessoas e instituições, segundo suas concepções ideológicas e padrões pragmáticos de conduta. Essa realidade é identificada na vida das pessoas e na história das civilizações, num passado mais ou menos remoto ou na atualidade, e atua, de forma determinante, no campo da formação da consciência humana, diante de situações do dia a dia, no universo social, econômico, político, religioso. Hoje, o fenômeno da comunicação online tornou-se globalizado, desconhecendo fronteiras geográficas e acontecendo num “aqui e agora” universalizado, graças à versatilidade dos meios de comunicação. Obviamente, tudo isso tem consequências favoráveis ou preocupantes, de conformidade com o “modus pensandi” e o “modus operandi” de pessoas e instituições que utilizam meios transparentes ou formas sombrias, em vista da obtenção de seus intuitos. À sua maneira, o profeta Zacarias, no seu tempo, se referiu à conduta das pessoas, em face de seus semelhantes, que Deus abençoa ou amaldiçoa: “’Falar a verdade uns aos outros e praticar a paz nos vossos tribunais e não guardar a maldade em vossos corações, uns contra os outros, nem recorrer ao juramento falso: são coisas que odeio’. (Zc 8,16-17) 

Diante do ensinamento profético e fazendo a leitura do processo eleitoral em curso, é necessário compreender o momento vivido pela sociedade que está gerando uma polarização muito acentuada entre os brasileiros, cujo perfil tem o caráter de radicalidade que não se registrou em outras eleições. Diferentemente do discurso persuasivo que “consegue convencer outras pessoas”, usa-se o discurso enganoso, intencionalmente mentiroso, tanto na apresentação de causas que não estão fundamentadas na verdade, quanto na divulgação de notícias falsas. Essa é “a maldade” referida pelo profeta Zacarias que está colocando os brasileiros “uns contra os outros”. Embora não desconhecendo expressões de intolerância, ao longo dos tempos, ante a desejada harmonia social, o bom senso e a consciência de cidadania interpelam a população brasileira, diante de extremismos ideológicos, de fundamentalismos religiosos, de sectarismos partidários. Tristemente, constata-se um patrulhamento de natureza ideológica que leva à acriticidade das pessoas, tendo como consequência uma adesão teleguiada e um controle intencional da consciência humana numa esfera sagrada como, por exemplo, a liberdade religiosa, a liberdade da manifestação da prática religiosa. Nesse conjunto de coisas, chamam a atenção a face empresarial de igrejas cristãs e o crescente envolvimento político-partidário de seus representantes. A “teologia da prosperidade”, que está na raiz desse projeto, tem como focos o acúmulo de bens materiais e a conquista do poder que, claramente, se colocam na direção contrária do serviço – “o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar sua vida em resgate por muitos” (Mt 20,28) e do mandado missionário – “Ide, pois, e fazei discípulos todos os povos” (Mt 28,19). Na verdade, esses são os traços distintivos que Jesus associou à ação de sua Igreja. A sociedade, como tal, através de suas instituições, como a Escola, e a Igreja, em particular, à luz da Palavra de Deus e da sua Doutrina Social, têm, inquestionavelmente, um lugar reconhecido na formação da consciência cidadã dos brasileiros, sempre contemplando a pluralidade e a diversidade social, sempre preservando a liberdade das pessoas. 

A formação da consciência cidadã tem como base o discernimento social e político, com absoluto respeito à liberdade individual e com forte apelo à participação democrática na construção da nacionalidade. Nesse sentido, há lugar para duas observações em relação às eleições de 2022. Por ser destoante, salta aos olhos o fato lamentável da instrumentalização da religião, da manipulação da fé dos fiéis, em vista da conquista de votos, por parte de candidatos, de grupos sectários, de federações partidárias. Em se tratando de voto facultativo, constata-se a exemplar expressão de responsabilidade cidadã, por parte de dois segmentos da sociedade: o comparecimento às urnas dos “maiores de 16 e menores de 18 anos” e dos “maiores de 70 anos”. Esses dois fatos deixam lições que não podem ser esquecidas pela população: o primeiro é condenado pela “sã consciência” e o segundo é sinal de maturidade política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF