Translate

quarta-feira, 19 de outubro de 2022

JMJ Lisboa: reunião de preparação em Fátima. Farrell: "Construamos pontes"

JMJ Lisboa 2023 | Vatican News

O prefeito do Dicastério para Leigos, Família e Vida participa da sessão de abertura dos dias de preparação para o evento de 2023, que vai até o dia 19 de outubro. Reunidas as equipes de todas as direções do Comitê organizador local, os representantes das Conferências episcopais e das Pastorais juvenis de todo o mundo, movimentos e congregações.

Salvatore Cernuzio – Vatican News
“Que a próxima JMJ seja um espaço aberto onde os jovens possam encontrar Cristo e encontrar n’Ele a sua vocação de vida. Que esta JMJ seja um novo começo para muitos de nós e para a sociedade”. O cardeal Kevin Farrell expressa um duplo desejo pela Jornada Mundial da Juventude que - após um adiamento de um ano devido à pandemia global do Coronavírus - se realizará em Lisboa de 1º a 6 de agosto de 2023. O cardeal, prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, abriu esta segunda-feira, 17 de outubro, em Fátima, o encontro preparatório internacional que se realizará até 19 de outubro, sede do conhecido santuário mariano, destino de milhares de peregrinos. Todos os delegados das Conferências Episcopais para a Pastoral juvenil, movimentos e associações participam do encontro preparatório – pela primeira vez desde 2019 no Panamá. Cerca de 300 pessoas de mais de cem países.

Primeiro "cara a cara" após a pandemia

Para Farrell, esta é uma ocasião "especial", sendo o primeiro "cara a cara entre os delegados da Pastoral juvenil" após a última reunião ocorrida online em novembro de 2020. "Agora, aqui em Fátima, o verdadeiro encontro, a experiência de uma Igreja mundial em movimento e a oração comum são novamente possíveis", disse o cardeal, exortando os presentes, vindos "de muitas nações e culturas diferentes", para "construir pontes entre vocês": "Façamos deste encontro presencial um sinal de construção de pontes entre nações e culturas. É isso que as Jornadas Mundiais da Juventude representam desde o seu início. Esta mensagem nunca é antiga e hoje é muito necessária”.

O cardeal Kevin Farrell (Vatican Media)

Igreja a caminho

O encontro, disse Farrell, é o encontro de uma "única Igreja universal em movimento", segundo o desejo do Papa Francisco de "uma Igreja sinodal". O cardeal encorajou todos a se prepararem para a JMJ em seu próprio país e em seu próprio movimento, deixando "os próprios jovens serem os protagonistas". “Eles terão grandes ideias criativas sobre como moldar a peregrinação da JMJ”, disse.
Os frutos "pequenos e escondidos"

O chefe do Dicastério também lembrou os "esforços organizativos e logísticos" que "o maior evento juvenil do mundo" sempre exige: são necessários, mas "seus frutos estão em outro nível". Frutos muitas vezes "escondidos e pequenos", como "a escuta silenciosa do chamado de Cristo ao serviço sacerdotal e à vida consagrada", "os primeiros vislumbres ternos de um futuro matrimônio", "os apelos dos necessitados e da criação que movem os jovens a levantar e agir". Estes são "todos os movimentos que vêm de Cristo", disse Farrell.

O purpurado concluiu exortando a formar "uma forte comunidade de oração neste lugar especial" que é Fátima e a abrir-se nestes dias do encontro preparatório "às inspirações do Espírito Santo".

Os dias em Fátima

Os dias de preparação para a JMJ têm lugar no Centro Pastoral Paulo VI. Como referido, estão reunidas as equipes de todas as direções da Comissão organizadora local da JMJ Lisboa 2023, bem como representantes das Conferências episcopais e Pastoral juvenil de todo o mundo, movimentos e congregações. "O encontro - informa um comunicado - visa dar a conhecer a organização da JMJ em Lisboa 2023, partilhando a cultura e identidade do país e cidade que vai acolher o próximo encontro mundial de jovens com o Papa".

O encontro internacional preparatório é sempre realizado em duas edições: a primeira em Roma, como encerramento da JMJ e lançamento da próxima; a segunda cerca de um ano antes de cada evento, no país ou na mesma cidade onde será realizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF