Translate

sábado, 15 de outubro de 2022

Pensamento de São Tomás de Aquino desperta interesse global

Guadium Press
Cursos sobre o pensamento e a obra de São Tomás de Aquino em chinês revelam o interesse que a figura do doutor Angélico desperta ao redor do mundo.

Redação (14/10/2022 14:20, Gaudium Press) No passado mês de setembro, cerca de 400 estudiosos dos ensinamentos de São Tomás de Aquino se reuniram no Angelicum de Roma para um congresso.

O congresso tomista de 2022 foi o primeiro a ser realizado depois de 2003. Os participantes se congregaram para estudar e compartilhar o pensamento de São Tomás em relação a temas do mundo contemporâneo, como a inteligência artificial e a neurociência.

No final do congresso, os participantes foram recebidos pelo Papa Francisco no Vaticano. Durante o encontro com os congressistas, o Papa explicou e pediu cautela em não “instrumentalizar” o pensamento de São Tomás. O Santo Padre disse que nunca se deve usar o doutor angélico para justificar o próprio pensamento, mas expor o próprio pensamento sob a luz de São Tomás.

Um interesse mundial pelo pensamento de São Tomás

Padre Simon Francis Gaine, diretor do Angelicum Thomistic Institute, falou sobre o interesse pelo pensamento de São Tomás que se espalha por diversas regiões do mundo.

Os anos da pandemia forçaram o instituto a desenvolver ferramentas de atividades pela internet.

Isso teve um efeito positivo pois mais pessoas tiveram contato com os cursos de tomismo criados em diversos idiomas, por exemplo, em inglês, francês, espanhol e, até mesmo, em mandarim e cantonês, entre outros.

Guadium Press

Congresso ao redor do mundo

Professor de antropologia, padre Simon Gaine, afirmou que existe uma constância grande de congressos e conferências sobre São Tomás no mundo.

O interesse pela figura e pelo pensamento do Doutor Angélico se revelou, por exemplo, no curso feito em mandarim que reuniu cerca de mil pessoas durante a pandemia: “o interesse em São Tomás é um fenômeno global”, acrescentou Padre Simon Gaine.

Fé e razão

O interesse que suscita São Tomás até os dias de hoje se deve à maneira particular através da qual ele consegue unir fé e razão: “Trata-se de um dos maiores pensadores da história do cristianismo e tem um apelo permanente na forma como combina fé e razão humana”, disse padre Gaine.

Segundo padre Simon Gaine, o argumento de que a Fé e a razão não podem ser contraditórias é um dos pontos que mais atraem a atenção das pessoas.

Centros de interesse pela doutrina de São Tomás

Mesmo se as cinco vias da existência de Deus continuam sendo apreciadas, os jovens se interessam mais pela filosofia e a teologia do Aquinate e, em especial, pela relação entre “a moral e a felicidade”, explica o diretor do instituto.

Entre as atividades, ao redor do mundo, que giram em torno do Doutor Angélico estão previstas proximamente um congresso em Hong Kong e um Congresso na Nigéria, que já conta com a participação de pessoas de todo o continente. (FM)

Fonte: https://gaudiumpress.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF