Translate

domingo, 30 de outubro de 2022

Cardeal Grech: a Igreja sem os jovens, sangrará até a morte

Jovens da África  (ANSA)

O cardeal secretário geral do Sínodo enviou uma mensagem em vídeo aos estudantes universitários africanos que se encontrarão com o Papa no próximo dia 1º de novembro sobre o tema da cultura do encontro, reafirmando a importância do diálogo intergeracional.

Silvonei José - Vatican News

“Building Bridges North-South”, construir pontes entre o Norte e o Sul do mundo é um desejo, mas há alguns meses também um formato eclesial dedicado aos jovens. Um modelo de encontro realizado em 24 de fevereiro passado, com estudantes da América do Norte e da América Latina hospedados pela Loyola University Chicago, e que está prestes a ser repetido no dia 1º de novembro próximo, quando às 15h, horário de Roma, o Papa se encontrará com estudantes e professores de universidades africanas em um diálogo virtual.

O 'encontro sinodal', como é apresentado, envolverá três professores africanos, um professor americano e 10 alunos em uma discussão à distância intitulada "Ubuntu: uma cultura de encontro; todos pertencemos", organizada pela Rede Pan-Africana de Teologia e Pastoral Católica (PACTPAN) em colaboração com a Pontifícia Comissão para a América Latina e sob o patrocínio da Secretaria Geral do Sínodo.

O futuro e a chave

"Se a Igreja deixar fora a jovem geração de sua vida, está condenada a sangrar até a morte", disse o cardeal Mario Grech, secretário geral do Sínodo, em uma mensagem de vídeo aos participantes. A base sobre a qual construir permanece, disse ele, a relação aberta entre os idosos e os jovens, tantas vezes enfatizada por Francisco. "Disseram que os jovens têm o poder de abrir as portas do futuro, mas os adultos", repetiu o secretário geral do Sínodo, "têm a chave do futuro". Portanto, é importante entrar neste diálogo intergeracional".

O evento será transmitido ao vivo de Nairóbi e poderá ser acompanhado no portal de Vatican News e no canal YouTube em três idiomas: inglês, francês e espanhol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF