Translate

sexta-feira, 14 de outubro de 2022

O suicídio

O suicídio | cefipoa

O SUICÍDIO

Dom Adelar Baruffi
Arcebispo de Cascavel (PR)

O suicídio? Sim, falarei sobre ele. Ele é escondido e pouco falado, mas quando eu li sobre isso, pela Psicóloga Clínica Letícia Goulart e, também, o Assistente Social Anderson Henrique Carboni, fiquei imaginando as reações. De fato, segundo a narrativa da Revista Nossa Senhora Aparecida (Edição n.245), o suicídio é caracterizado pela Organização Mundial da Saúde como um grave problema de saúde pública. De acordo com dados divulgados no ano de 2019 pela OMS, um óbito suicida ocorre a cada quarenta segundos, em algum lugar no mundo. Estimamos a média de um milhão de mortos autoprovocados por ano. É interessante observar que o Brasil ocupa o 8º lugar na média de suicídios por ano. O Ministério da Saúde divulgou que são registrados onze mil casos por ano, equivalente a trinta e uma mortes por dia e a 5,8% dentre cem mil habitantes. Ainda, levando-se em conta que são fatos camuflados como homicídios, mortes por overdoses, acidentes, somadas a muitas outras. Mesmo dentro desta sociedade o suicídio ainda é percebido como um grande tabu dentro da realidade social! Com certeza temos muito a fazer, sobretudo com os adolescentes e jovens, sobretudo estes, que têm tempo para definir bem, ainda, a sua vida. Adolescentes e jovens, porque estes precisam mais, no momento. Temos muito que fazer!

Ações educativas, no âmbito da prevenção. É mais fácil prevenir, sempre. Trata-se de levar debates e fomentar debates sobre profissionais de saúde e pacientes. Ainda, no plano prático, ver logo ações para auxiliar os que se encontram em sofrimento psíquico. Há os que aparentam estar em depressão, mas não estão na verdade. Há, também, os que apresentam ser difícil viver assim, mas, no entanto, vão em frente. Buscam soluções, procuram medicação, conversam sobre isto, põe a questão para ser conversada.

A depressão, segundo a Revista Nossa Senhora Aparecida, é um distúrbio cerebral que se caracteriza pela falta de regulamentação conjunta de áreas relacionadas ao humor, energia, prazer, funções ambientais e cognitivas. Estas últimas são a libido, o sono, a fome e a dor, no primeiro caso. No segundo caso, são pensamento, memória e atenção. A existência desses fenômenos potencializa pensamentos de morte e suicídio no individuo, sendo a depressão a segunda maior causa de incapacidade no mundo de acordo com a OMS – Organização Mundial da Saúde.

Recordo, sobretudo, as situações que são “mitos” sobre o suicídio. Atenção para quando ainda estão na situação de “alto risco”, com necessidade de ajuda. Ninguém que tenha procurado ajuda, saiu falso. Sim, quem procura ajuda é porque tem atenção e procurará resolver as situações que estão aí presentes.

Recordemos que Jesus Cristo veio nos trazer vida e vida plena. “Eu vim para que todos tenham VIDA e vida em abundância” (Jo 10,10).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF