Translate

quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

Da Grécia Antiga: 3 peneiras para crianças (e adultos) não serem fofoqueiros

sanjagrujic | Shutterstock
Por Cerith Gardiner

O conselho de Sócrates tem mais de 2.000 anos, mas continua valendo até hoje.

As fofocas existem desde tempos imemoriais. A única diferença em relação a hoje em dia é que agora existem mais maneiras ainda de espalhá-las. E, como sabemos, espalhar fofocas não é só insensível e desnecessário: pode ser altamente danoso.

Isto é especialmente verdadeiro para os adolescentes, que, ao serem vítimas de fofocas e bullying, podem cair na depressão e até mesmo no extremo do suicídio.

Para ajudar a cortar o mal pela raiz, precisamos encorajar os nossos filhos a não serem fofoqueiros de modo algum. É claro que isto pode e deve ser feito mediante o bom exemplo, mas também podemos recorrer aos conselhos de Sócrates, o filósofo grego nascido quase 500 anos antes de Cristo.

Redes sociais em todo o mundo têm compartilhado um relato em que Sócrates estabelece um sistema de três peneiras para determinar se vale ou não a pena divulgar determinadas notícias.

A conversa de Sócrates com seu interlocutor teria sido assim:

– Antes de contar qualquer coisa sobre os outros, é bom parar para filtrar o que se quer com isso. Eu o chamo de teste das três peneiras. A primeira peneira é a VERDADE. Você já verificou se o que vai me dizer é verdadeiro?

– Não, acabei de ouvir.

– Muito bem! Portanto, não sabe se é verdade. Continuemos com a segunda peneira, a da BONDADE. O que você quer me dizer sobre o meu amigo é bom?

– Ah, não, pelo contrário!

– Então você quer me contar coisas ruins sobre ele, mas nem sequer tem certeza de que são verdadeiras? Talvez ainda possa passar pelo teste da terceira peneira, a da UTILIDADE. Será que vai ser útil que eu saiba o que você vai me dizer sobre este amigo?

– Não, com certeza não vai.

– Então, o que você ia me dizer não é verdade, não é bom e não é útil. Por que razão, então, você queria me contar isso?

Não temos como saber se a conversa sobre as três peneiras foi literalmente essa, mas é um guia simples e muito útil para as crianças – e para os adultos – avaliarem as próprias palavras.

Aliás, o Papa Francisco também já fez inúmeras recomendações para todos nós não sermos fofoqueiros:

“As fofocas são uma coisa ruim. No começo pode até parecer agradável e divertido, mas no final enche os nossos corações de amargura e nos envenena”.

Fonte: https://pt.aleteia.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF