Translate

quinta-feira, 26 de outubro de 2023

Rezar é uma arte a aprender: o que Jesus nos ensina?

FOTOGRIN | Shutterstock

Por Peter Cameron - publicado em 23/10/23

Somos filhos de Deus. Uma das coisas que ele nos ensina é como rezar.

Um dia, quando Jesus terminou de rezar, um dos seus discípulos lhe pediu: “Senhor, ensina-nos a rezar”  (Lc 11,1). E Jesus ensinou-lhes o Pai Nosso. 

Mas o que, de fato, o Senhor nos ensina na oração do Pai Nosso?

Se começarmos pelo fim, perceberemos que mesmo a pessoa menos preocupada com Deus, às vezes, é levada a orar. E o que motiva essa oração é o fardo do mal. 

Pense em como as igrejas na América estavam lotadas nos dias seguintes ao 11 de Setembro. Essas pessoas estavam convencidas da existência de algo ainda maior que o mal e acreditaram nisso por meio da oração. Não podemos abolir o mal, mas Jesus nos ensina uma maneira de não ficarmos sozinhos com ele. 

Precisamos de confrontos com a tentação para nos mostrar onde somos fracos. As provações nos purificam. Na petição “não nos deixeis cair em tentação”, Jesus está nos ensinando a usar bem a experiência da tentação: não superestimarmos as nossas capacidades, não ficarmos desanimados ou desesperados. Jesus nos ensina a reconhecer os limites da nossa força para que possamos confiar com confiança na  força Dele.

Jesus ensina que o perdão é o cerne da oração do discípulo. Devemos pedir perdão e oferecer perdão assim como o Pai faz no Calvário (Lc 23,34). Se Deus é amor, o mundo passa a conhecê-lo através da misericórdia que abraçamos e espalhamos.

O pão nosso de cada dia

Ao instruir-nos a pedir a Deus que nos dê o pão de cada dia, Jesus nos ensina que santidade é dependência. Não podemos sermos nós mesmos sem o outro. Ser discípulo é abandonar-se à providência divina, momento a momento, com uma certeza e uma confiança que nos alimenta como nada mais. O pão que pedimos é a nossa felicidade.

Jesus nos ensina que existe uma saída para a miséria que surge quando ficamos presos às nossas próprias ideias e planos. “Seja feita a vossa vontade” expressa a alegria de se render aos desígnios de Deus. Discipulado significa seguir Outro em obediência sacrificial, que é mais semelhança com ele do que submissão.

Ao rezar a petição“venha a nós o vosso Reino”, Jesus ensina-nos a deixar de lado as preocupações e lutas da nossa própria personalidade que nos distraem e dissuadem, para que Deus e a sua bondade – o seu poder governante – possam reinar em nós. O Senhor está nos ensinando a reivindicar a incrível unidade que só é possível nele.

Santificado seja o vosso nome

Jesus nos ensina que não devemos viver entregues a nós mesmos: que fazemos parte de uma pertença, de uma identidade, de um Nome do qual extraímos sustento, bênção, ordem e graça infalíveis. Em nome do Pai está o nosso eu autêntico. Jesus nos ensina a orar:  “Santificado seja o teu nome”  para nos tirar de nossas próprias limitações e viver na Verdade.

Enfim, rezar o Pai Nossoé imitar o próprio Jesus na sua Paixão. Somos filhos de Deus. Quando oramos clamando ao Pai, nenhum poder do inferno desencadeado contra nós tem chance. Jesus nos ensina a confiar no mistério do nome do Pai para que, envolvidos na intimidade com o Pai, a colheita cêntupla do céu seja gerada em nosso aqui e agora.

Fonte: https://pt.aleteia.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF