Translate

segunda-feira, 13 de novembro de 2023

A atualidade do Apocalipse

Cordeiro de Deus (FASBAM)

Por Pe. Jean Steferson Pereira

A ATUALIDADE DO APOCALIPSE

O livro do Apocalipse é um livro atual. Sua mensagem não ficou nem deve ficar esquecida nos longos anos  que passaram desde sua composição. Encerrando as Sagradas Escrituras, este livro quer justamente "gritar" a todos os crentes que Cristo já nos salvou e que somente nele poderemos encontrar a salvação; quer também anunciar aos não crentes que a oposição a Deus trará abandono e morte eterna.

A revelação do Apocalipse acontece no tempo da Igreja. Não chegará um dia ou momento específico quando acontecerá o que foi profetizado, mas essas coisas já estão acontecendo. Na linguagem teológica, "vivemos um já e ainda um não". Cristo iniciou sua obra salvadora em sua Páscoa e terminará a consumação do Reino de Deus no final dos tempos, em sua vinda definitiva.

Com essa consciência, caro catequista, é que iremos concluir nossos estudos sobre o Apocalipse, aqui na nossa revista Ecoando.

O livro do Apocalipse é um livro atual

Muitas pessoas leem esse livro e sentem um incômodo, achando que o mundo irá acabar amanhã mesmo. Outras nem o leem, pois não querem passar por esse sentimento de medo. No entanto, uma compreensão mais apurada do assunto, como propomos ao longo deste estudo, mostra que já vivemos esse "Dia do Senhor", já estamos experimentando o "julgamento". Por isso, a mensagem do Apocalipse é atual, pois está acontecendo agora, no hoje de nossas vidas.

Mas por que. então, o apelo à chegada dessa hora ou desse dia? Por que carregar a mão imagens e expressões de urgência, de consumação dos tempos? A intenção do autor é dar importância ao momento atual, cobrar responsabilidade de quem tem o hoje em suas mãos. Se o tempo é curto, se tudo tende para o seu fim, a hora é agora. Assim, mais que dar medo, causar pavor, a mensagem apocalíptica quer nos encorajar a viver o presente; quer nos engajar na vivência de uma fé autêntica, como a de Jesus e de suas testemunhas; quer suscitar em nós o fervor de uma vida comprometida com o Senhor.

A revelação do Apocalipse acontece no tempo da Igreja

A Igreja está no mundo como sinal divino. Ela existe para atualizar a presença de Deus na história. Como a realidade histórica é marcada pelo pecado e pelas forças do mal, a comunidade que dá testemunho do Cordeiro imolado, a Igreja, precisa romper com a realidade e inaugurar um novo tempo, a era do mundo de Deus e dos seus escolhidos.

Esse novo tempo já foi iniciado com a morte-ressurreição de Jesus, mas tende à sua completude no final dos tempos, na manifestação gloriosa de Cristo. Esse tempo entre a ressurreição e a parusia, que é manifestação universal do Reino de Deus, é o tempo da Igreja. Ela caminha no mundo, mas tende para o céu; está comprometida com esta realidade passageira, mas caminha para a vida eterna.

É neste sentido que entendemos a proposta apocalíptica: não é o fim de uma era, o fim de um tempo cronológico, mas é a passagem do mundo que passa para o mundo que não passa, de um mundo limitado para a vida eterna. A isso chamamos esperança cristã.

O Apocalipse nos convida a viver a esperança

Para concluir nosso estudo, vamos agora buscar no livro do Apocalipse, a força necessária para enfrentarmos as dificuldades da vida, encorajados pela fé cristã. Que possamos, assim, renovar nossa esperança e caminhar por este mundo com os olhos voltados para o céu.

Para compreendermos a diferença entre quem caminha na esperança e quem não tem fé, vamos recorrer a algumas passagens da revelação apocalíptica. Elas revelam dois grupos de pessoas, os que aderem a Cristo e os que o negam:

* Os seguidores de Cristo: Ap 7, 9-17; 14, 1-5; 15, 2-4; 17, 14; 19, 1-9; 20, 4-6.

* Os opositores de Cristo: Ap 6, 15-17; 9, 20-21; 14, 9-11; 17, 8-14; 18, 9-19; 19, 19-21; 20, 7-9.

Diante dessa revelação, cada um de nós é chamado a fazer sua escolha. A fé é a vivência da adesão a Cristo no hoje de nossa vida, como nos revelou o autor do Apocalipse. E ele conclui assim sua profesia: "Estas palavras são certas e verdadeiras. Eis que venho em breve. Feliz o que guarda as palavras proféfitas deste livro" (Ap 22, 6-7).

Fonte: Revista Ecoando - Ano 21, nº 84 - Dez/Fev, 2023/2024, págs: 10/11 (Ed. Paulus).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF