Translate

sábado, 11 de novembro de 2023

Como São Martinho de Tours repreendeu o diabo no seu leito de morte

© By Fulcanelli | Shutterstock

Por Philip Kosloski - publicado em 11/11/22

Quando São Martinho de Tours estava prestes a morrer, o diabo lhe apareceu e tentou influenciá-lo.

São Martinho de Tours foi um bispo do século IV conhecido ainda em vida pela santidade. Muitas lendas foram escritas sobre a sua vida, incluindo um encontro com o diabo no seu leito de morte. O encontro está registrado em uma carta de Sulpício Severo apresentada no ofício de leituras da Igreja.

No início, São Martinho se dirige aos presentes e prepara a sua alma para a morte.

Alguns padres reunidos à sua cabeceira sugerem que ele dê um pouco de alívio ao seu pobre corpo virando-se de lado. Mas ele responde: “Permitam-me, irmãos, olhar para o céu em vez de olhar para a terra, para que o meu espírito se ponha no caminho certo quando chegar a hora da minha partida para o Senhor”.

Aparece-lhe então uma figura demoníaca para tentar influenciá-lo.

Quando vê o demônio ali perto, o santo brada: “Por que estás aí, sanguinário? Assassino! Não me terás como tua presa. Abraão está me acolhendo em seu abraço”.

São Martinho não se assustou nem se deixou influenciar pela presença do diabo. Em vez disso, enraizou-se firmemente em Cristo e continuou aguardando a sua passagem para o Céu.

Finalmente, entregou o espírito às mãos do Pai. Repleto de alegria, São Martinho de Tours foi recebido por Abraão, deixando esta vida como pobre e humilde e entrando no Céu como rico pelo favor de Deus.

Este encontro nos lembra que, se ficarmos enraizados em Cristo ao longo da nossa vida, nada poderá mudar o nosso caminho – nem mesmo se um demônio nos tentar em pleno leito de morte.

Fonte: https://pt.aleteia.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF