Translate

domingo, 19 de novembro de 2023

O Cristo presente na realidade humana

Jesus: O hommem realidade presente do Pai (Linkedin)

Dom José Gislon
Bispo de Caxias do Sul (RS)

O Cristo presente na realidade humana: 

Nunca afastes de algum pobre o teu olhar” (Tb 4,7) 

Estimados irmãos e irmãs em Cristo Jesus! Neste 33º Domingo do tempo comum, a Igreja Católica convida seus filhos a se unirem em oração, no 7º Dia Mundial dos Pobres. É um momento para colocarmos diante do Senhor da vida, o clamor dos pobres e excluídos, tendo presente o sofrimento e as necessidades de milhões de pessoas que padecem pela falta de condições digna de vida. São as vítimas das políticas econômicas que geram exclusão social e alimentam a corrupção na administração da causa pública em muitos países, deixando à margem o interesse pelo bem comum da sociedade.  

Na sua mensagem para este 7º Dia Mundial dos Pobres, o Papa Francisco nos traz a figura de Tobite, um homem já idoso, temente a Deus, e que sempre procurou praticar a caridade para com seus irmãos. Mesmo nos momentos mais difíceis, quando começa a passar por necessidades, e tomado pela cegueira, não é compreendido e é criticado até mesmo pelos que estavam mais próximos dele. Mas Tobite manteve-se fiel a Deus e aos seus princípios, e não deixa de afirmar: «O Senhor foi o meu bem». E expressa a sua confiança no Senhor, em quem sempre confiou, deixando ao filho, “como um bom pai”, não muitos bens materiais, mas sobretudo o testemunho do caminho que há de seguir na vida. As sábias palavras de Tobite nos ajudam a refletir a grandeza do amor-caridade, também na realidade de hoje: «Filho, lembra-te sempre do Senhor, nosso Deus, em todos os teus dias, evita o pecado e observa os seus mandamentos. Pratica a justiça em todos os dias da tua vida e não andes pelos caminhos da injustiça» (Tb 4, 5). «Dá esmolas, conforme as tuas posses. Nunca afastes de algum pobre o teu olhar, e nunca se afastará de ti o olhar de Deus» (Tb 4, 7). 

Na realidade em que vivemos, temos várias instituições que fazem ações em prol dos pobres todos os dias. É louvável o empenho de tantas pessoas que se doam por amor ao Cristo pobre, presente nos pobres. O Papa Francisco nos motiva para darmos um passo a mais, tendo presente os desafios e a realidade “da pobreza, que permeia as nossas cidades como um rio, que engrossa sempre mais até extravasar; e parece submergir-nos, pois o grito dos irmãos e irmãs que pedem ajuda, apoio e solidariedade ergue-se cada vez mais forte”. Não podemos ficar na indiferença ou ignorar que “os pobres são pessoas, têm rosto, uma história, coração e alma. São irmãos e irmãs, com os seus valores e defeitos, como todos, e é importante estabelecer uma relação pessoal com cada um deles”. 

Na conclusão da sua mensagem, o Papa Francisco nos recorda que nesta “casa que é o mundo, todos têm direito de ser iluminados pela caridade, ninguém pode ser privado dela”. Que o testemunho de homens e mulheres, santos e mártires da caridade, nos inspire a mantermos o olhar sempre fixo no rosto humano e divino do Senhor Jesus Cristo, presente nos pobres.

Fonte: https://www.cnbb.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF