Translate

segunda-feira, 1 de janeiro de 2024

História e mistério

Bíblia: Palavra de Deus (Diocese de Lorena)

História e mistério

Arquivo 30Dias - 01/1998

por Ignace de la Potterie

História e mistério é o título do livro anexo ao último número de 30Giorni . Esta é uma coletânea das principais intervenções que publico nesta revista mensal desde 1992. Na introdução lembrei que queria explicar o que é a exegese cristã. Mas porque este título aparentemente dialético , História e Mistério? 

Um princípio hermenêutico de São Gregório Magno 

Segundo Gregório, o exegeta cristão, lendo a Bíblia, sobe da história ao mistério, “ ab historia in mysterium surgit ” ( Homilia sobre Ezequiel I, 6, 3). Gregório explica: «Quanto mais cada homem santo progride na Sagrada Escritura, mais esta mesma Sagrada Escritura progride nele [...], porque as palavras divinas crescem com quem as lê» (I, 7, 8). Este princípio de leitura das Escrituras foi inspirado em Gregório pela visão inicial do livro de Ezequiel que ele comentava. O profeta, em sua visão, viu uma “carruagem” arrastada por “quatro seres viventes”. As rodas do carro giraram e Gregório refletiu sobre estas palavras do texto: “ Spiritus vitae erat in rotis ” ( Ez 1, 20). Aqui está o comentário: o fato do espírito estar nas rodas da carruagem é um símbolo da Escritura na qual o Espírito está presente. O texto bíblico é como uma roda giratória: sobe, depois desce, mas para voltar a subir. O texto, portanto , cresce (sobe), “cresce com quem o lê”. E a razão é, explica ainda Gregório, que a Sagrada Escritura «ao propor o texto revela o mistério» (« dum narrat textum prodit mysterium ») e consegue assim dizer as coisas do passado «de modo a pregar [ também] o futuro ». Esta forma de ler as Escrituras foi muito difundida na tradição patrística e medieval, e foi recentemente estudada com grande erudição por Pier Cesare Bori em A Interpretação Infinita. Hermenêutica cristã antiga e suas transformações (Bolonha, Il Mulino, 1987). Vejamos um caso concreto desta exegese. Gregório comenta o episódio bíblico dos dois filhos de Isaque, ou seja, Esaú e Jacó ( Gn 27, 3-8). Jacob era o segundo filho, mas comprou o direito à primogenitura do irmão com um prato de lentilhas. Isaque agora está cego e sua esposa inventa um truque para enganá-lo: ela veste Jacó com uma pele de cabra para enganar o marido e fazê-lo confundi-lo com o peludo Esaú. Lembro-me que em Leuven, o nosso professor, comentando esta passagem, disse: «Não é uma mentira, mas um mistério», o que parecia significar que para ele tal episódio permanecia incompreensível. Na realidade, porém, era inquestionavelmente uma mentira, um engano. Mas como explica São Gregório isso? Precisamente para este caso, ele nos pede para “subir da história ao mistério”, recorrendo a uma leitura alegórica do trecho, ao seu sentido espiritual. A partir desse episódio, diz Gregório, revela-se-nos a importância da primogenitura na história da salvação. O velho Isaque não pode dar a bênção ao verdadeiro primogênito, Esaú, que foi caçar e representa o povo judeu. A bênção é dada a Jacó, o segundo filho, que se apresenta sob a aparência do irmão mais velho: é portanto ele quem recebe a bênção em seu lugar, mas Jacó representa os pagãos. O significado é, portanto, que os pagãos devem participar das bênçãos destinadas a Israel. Portanto entende-se que com estas bênçãos recebidas Jacó receberá o nome de Israel ( Gn 35, 10). Os pagãos devem participar das bênçãos prometidas ao povo escolhido. O horizonte alargou-se, portanto, imensamente.

A transição “da história ao mistério” não se faz apenas pelos acontecimentos históricos, como neste caso. Também é feito, e repetidamente, para termos usados ​​na tradição cristã, mas que vieram do paganismo. No volume anexo à revista, demos um exemplo típico: o termo Theotokos , título dado pelos cristãos a Maria no século II (por volta do ano 180), era usado no mundo helenístico para designar a deusa da fertilidade, Cibele. (a mãe dos deuses). O primeiro a aplicá-lo à mãe de Jesus foi Orígenes, que causou assim um verdadeiro escândalo entre os cristãos. Mais tarde, porém, os Padres usaram-no regularmente, purificando-o das suas ressonâncias pagãs. Assim aconteceu que no terceiro Concílio Ecumênico (o de Éfeso, em 431), contra a recusa de Nestório que não queria ouvir falar do termo Theotokos , o que esse título significava foi proclamado como dogma: Maria, a mãe de Jesus, é verdadeiramente a Mãe de Deus. 

História e mistério: ambos necessários à fé 

A importância da história no cristianismo é inegável. Lutero já havia sublinhado isso claramente. Certa vez lhe perguntaram: «O que é interpretatio? », «O que significa interpretar?» (claro que era a Bíblia). Ele respondeu: “ Qui non intelligit rem non potest ex verbis sensum elicere ”, “Quem não compreende o acontecimento é incapaz, quando confrontado com o texto , de compreender o seu significado ”. Este princípio de Lutero teve grande ressonância na hermenêutica contemporânea (ver Hans Georg Gadamer, Paul Ricoeur). Deve-se observar que no texto de Lutero se propõe uma espécie de relação triangular entre o acontecimento histórico , o texto que o narra e o sentido buscado. Na verdade, devemos perguntar onde está o significado : no acontecimento ou no texto ? Ou talvez ambos? Mas então qual é a relação entre o evento e o texto? Qual dos dois tem prioridade? Ao colocar toda a ênfase no texto, corre-se o risco de torná-lo uma pura criação literária, um “teologumen”; se, em vez disso, dermos toda prioridade à história, estaremos expostos ao historicismo ou ao fundamentalismo. O mérito de Lutero (a sublinhar hoje, depois de Bultmann) é ter insistido na importância da história para a interpretação. No entanto, faltou-lhe um elemento essencial: não levou em conta o fato de que entre o texto e nós (que buscamos o sentido ) existe uma longa distância, ou seja, a tradição que transmite e atualiza o texto para chegar ao significado. Lutero permaneceu fechado na sola scriptura ; vemos aqui, com o ensino católico, a importância da tradição para a busca de sentido.

A necessidade da história para a interpretação das Escrituras também foi enfatizada pelo Padre Henri de Lubac, mas em conexão com a obra do Espírito. Isto também é essencial para a transição da história para o mistério. Recordemos as principais obras de Henri de Lubac sobre este problema: o livro sobre Orígenes intitulado História e Espírito ; o umatika historikôs )». 

Problemas hoje 

Segundo artigo de Charles Kannengiesser citado no volume (páginas 17-20), a exegese dos Padres (lembre-se que partimos de Gregório Magno) não seria mais possível hoje porque estamos submetidos aos ditames do Iluminação. Na verdade, Kant indicou o seu princípio fundamental na Religião apenas dentro dos limites da razão: «Uma fé histórica simplesmente baseada em fatos não pode estender sua influência além do limite de tempo e lugar a que podem chegar as notícias que permitem um julgamento de credibilidade» (Bari, Laterza, 1980, página 110). A passagem de um fato histórico particular (necessariamente aleatório) para uma verdade necessária da razão seria, portanto, ilegítima.

Para responder a este desafio do racionalismo, recordemos alguns textos fundamentais de São João. Cita dois textos essenciais sobre a verdade, um para Jesus: “Eu sou a verdade” ( Jo 14,6); o outro pelo Espírito: “O Espírito é a verdade” ( 1 João 5:6). Quem ousaria, na linha do kantismo, afirmar que se trata aqui de uma “verdade necessária da razão”? Para Jesus, que foi sem dúvida um homem concreto da história, a sua vinda é falada como um acontecimento: “A graça da verdade veio [•géneto] por meio de Jesus Cristo” ( Jo 1, 17). A verdade de Jesus foi, portanto, um «acontecimento», não uma verdade «puramente fortuita», mas uma verdade que «permanece entre nós» ( 2Jo 2); a verdade de Jesus foi de fato um acontecimento histórico , mas um acontecimento revelador : o homem Jesus revelou-se como o Filho de Deus e, portanto, o Pai revelou-se no Filho (ver João 14:9).


Mas a crise causada pelo racionalismo parece agora ter sido superada na filosofia contemporânea. É significativo (ver páginas 157-162 do livro) que vários filósofos contemporâneos pareçam ter redescoberto a noção joanina de verdade. Um deles, Bernard Ronze, publicou recentemente um livro, L'essence du christianisme , Paris, 1996 (A essência do Cristianismo) que começa com esta frase decisiva: «A noção de acontecimento é apresentada como fundamental nos Evangelhos e nos escritos apostólico" (página 17). Todos os leitores de 30Dias sabem quão fundamental é a noção de “acontecimento” no pensamento e nos escritos de Dom Luigi Giussani: é preciso redescobrir “a maravilha do acontecimento de Cristo”. Esta redescoberta do acontecimento de Cristo com a ajuda do Evangelho de João ajudar-nos-á também a redescobrir a passagem «da história ao mistério».

Fonte: https://www.30giorni.it/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF