Translate

domingo, 21 de janeiro de 2024

O que significa a tripla confissão de amor de Pedro a Cristo?

Domínio público

Por Daniel Esparza publicado em 02/07/21 atualizado em 19/01/24

O último capítulo do Evangelho de João apresenta um episódio muito profundo entre Jesus e Pedro, que o questiona três vezes sobre o seu amor por ele.

O capítulo 21 do Evangelho de João apresenta-nos uma cena que tem sido comumente interpretada como a contrapartida dos três atos de negação de Pedro.

Curiosamente, embora todos os quatro Evangelhos incluam as negações de Pedro, apenas o Evangelho de João inclui esta cena em que Jesus pergunta a Pedro “você me ama?” três vezes.

Embora alguns estudiosos da Bíblia entendam essas três perguntas, feitas por Jesus em sua terceira aparição após a Ressurreição, como um momento redentor em que Jesus aborda as três negações de Pedro e o confirma como líder da Igreja nascente naquele momento, outras sutilezas desse diálogo Eles pode ser melhor avaliada se voltarmos ao grego original.

Uma pergunta e um pedido

No texto, descobrimos que Jesus compartilha o café da manhã com os discípulos logo após sua Ressurreição. O Evangelho diz assim:

“Depois de comer, Jesus disse a Simão Pedro: 'Simão, filho de João, você me ama mais do que estes?' Ele respondeu: 'Sim, Senhor, você sabe que eu te amo.' Jesus disse-lhe: 'Apascenta os meus cordeiros.' Disse-lhe pela segunda vez: 'Simão, filho de João, você me ama?' Ele respondeu: 'Sim, Senhor, você sabe que eu te amo.' Jesus disse-lhe: 'Apascenta as minhas ovelhas.'"

Perguntou-lhe pela terceira vez: 'Simão, filho de João, você me ama?' Pedro ficou triste porque pela terceira vez lhe perguntou se o amava e lhe disse: 'Senhor, tu sabes tudo; Sabe que te amo'. Jesus disse-lhe: 'Apascenta as minhas ovelhas.'

Mais uma vez, o fato de Jesus responder à resposta de Pedro ─'Sim, Senhor, você sabe que eu te amo' ─ com uma ordem ─ou 'apascenta meus cordeiros' ou 'apascenta minhas ovelhas'─ tem pelo menos dois significados que funcionam em paralelos, um como consequência do outro.

Capela Scrovegni

Jesus confia em Pedro

Por um lado, é uma clara exemplificação do Grande Mandamento: se Pedro ama verdadeiramente o seu Senhor – Kyrie é a palavra que Pedro usa, segundo o texto original grego – então certamente cuidará daqueles que lhe pertencem.

Por outro lado, é um momento concreto de perdão divino: apesar das suas três negações, Jesus confirma três vezes Pedro no seu papel de líder da Igreja, mas, curiosamente, nunca diz abertamente que o perdoa.

Em vez disso, simplesmente mostra a Peter que o relacionamento nunca foi rompido. Pelo menos, não da perspectiva de Jesus.

Este gesto indica que o amor de Deus é maior do que o nosso pecado pessoal, por mais grave que seja.

Não foram duas vezes suficientes?

Mas não sabemos, por outras passagens do Evangelho, que confirmar algo duas vezes é mais que suficiente?

Não é assim que tem sido comumente interpretada a clássica passagem de Mateus: “Quando disseres 'sim', que seja sim, e quando disseres 'não', que seja não. “Tudo o que se fala demais vem do Maligno”?

Naturalmente, este “quando disseres ‘sim’, que seja sim” indica também que o “sim” que se pronuncia deve coincidir com o “sim” do coração, para evitar a hipocrisia.

Mas também é interpretado como sugerindo que uma confirmação solene de um dado “sim” ou “não” é suficiente, o que tornaria desnecessários juramentos, promessas e compromissos subsequentes (e, portanto, deveríamos evitar jurar em nome de Deus, como se com isso buscássemos ainda mais confirmação).

Por que, então, Jesus pergunta a Pedro três vezes em vez de apenas duas? Será apenas uma questão de rever as negações de Pedro?

Tipos de amor em grego

O texto grego pode nos oferecer uma perspectiva interessante sobre este assunto.

Em grego, ao contrário do inglês, existem pelo menos cinco palavras diferentes para “amor”.

O amor que se sente pelos amigos é philia. O amor que você sente por um membro da família é grande . O amor que se sente por um parceiro com quem se está comprometido é eros.

Um quarto tipo de amor, philautia , é aquele que a pessoa sente por si mesma. E um quinto tipo de amor, ágape – pelo menos no seu uso greco-cristão – refere-se a um tipo de amor transcendental, uma forma superior de amor geralmente concebida como o amor de Deus pelos homens e dos homens por Deus.

A que tipo de amor Jesus e Pedro se referem em nosso fragmento?

O amor que Jesus pede a Pedro

Nas duas primeiras vezes, Jesus pergunta “Simão Ioannou, agapas me?” A tradução, como se vê, é delicada.

Certamente, Jesus pergunta a “Simão, filho de João” se o ama transcendentalmente, incondicionalmente, divinamente, usando o verbo agapein em referência ao amor divino e transcendental.

Contudo, Pedro responde: « Nai, Kyrie; su oidas oti philo se” (“Sim, Senhor, tu sabes que te amo”) usando o verbo philein , que implica amar de forma mais amigável e “limitada”. 

Porém, pela terceira vez, Jesus muda de ágape para philein : « Simão Ioannou, phileis me? ", o que parece pressionar um pouco mais Pedro, quase como se Jesus estivesse perguntando ao seu discípulo algo semelhante a: "Sério, Pedro? Você me ama como ama qualquer outro de seus amigos?

De fato, João nos conta que quando Pedro percebe que Jesus não só lhe pergunta uma terceira vez, mas também usa outro verbo, como se passasse do amor transcendental para um mais “simples”, Pedro “entristece-se”.(…) e disse-lhe: ‘Senhor, tu sabes tudo; você sabe que eu te amo'”, mas ele continua usando o mesmo verbo, philein.

Então, podemos tirar algumas conclusões dos diferentes usos desses verbos em referência a diferentes tipos de amor?

Um convite para lembrar

Há uma proposta: Jesus parece estar tentando fazer com que Pedro se lembre, não apenas de sua negação, mas também do exato momento em que se conheceram no mar da Galiléia, quando Jesus lhe disse: “Navega até o abismo, e desce o teu mar”. redes.”

Mudar da philia para o ágape é, com efeito, emocionalmente equivalente à mudança da “margem” para águas mais profundas e à condição de possibilidade de poder não apenas cuidar do rebanho, mas, como Jesus disse a Pedro após a primeira captura milagrosa, , ser um verdadeiro pescador de homens.

Fonte: https://es.aleteia.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF