Translate

terça-feira, 30 de janeiro de 2024

Papa: que o exemplo de Carlo Acutis inspire os crismandos!

Reunião do Papa Francisco com 7.000 jovens do sul da Itália, na Sala Paulo VI (Vatican Media)

Aos mais de sete mil crismandos, Francisco propôs o exemplo de um jovem, Carlo Acutis, que usou a internet para evangelizar. E indicou três características do beato: oração, testemunho e caridade.

Vatican News

Grande festa na Sala Paulo VI para o encontro do Papa Francisco com os crismandos da arquidiocese de Bari-Bitonto, no sul da Itália.

Acolhido com cantos e muita animação, o Pontífice recordou que o Sacramento da Crisma também é chamado “Confirmação”, porque confirma o dom e o compromisso do Batismo. Francisco reforçou a importância de conhecer a data do batizado, não só as crianças, mas também pais e catequistas. E festejá-la como um segundo aniversário, com bolo e velas. “Um bolo a mais não é mal!”

Trata-se de uma “data importantíssima”, afirmou, porque nascemos para vida cristã, para a vida em Jesus, que dura para sempre, é eterna! Depois, se entra na grande família da Igreja e se recebe a maior herança que existe: o paraíso! Com a Crisma, tudo isto é confirmado, ou seja, se torna mais forte, graças ao Espírito Santo e à própria Igreja, que nos confia a tarefa de anunciar Jesus e o seu Evangelho. A quem recebe o sacramento, cabe a tarefa de vivê-lo como uma missão, como protagonistas e não expectadores.

Carlo Acutis, exemplo de oração, testemunho e caridade

Francisco propôs então o exemplo de um jovem como eles, Carlo Acutis, que usou a internet para evangelizar. E indicou três características do beato: oração, testemunho e caridade.

Carlo passava muito tempo com Jesus, especialmente na Missa, da qual participava diariamente. Rezava diante do Tabernáculo para depois anunciar a todos, com as palavras e os gestos de amor, que Deus nos ama e nos espera sempre.

“Então, jovens, enquanto se aproxima o dia da Crisma, proponho que também vocês façam assim. Vão até Jesus, encontrem-No, para depois dizer a todos que é belo estar com Ele, porque nos ama e nos espera sempre! Ou melhor, vamos dizê-lo juntos agora: Jesus nos ama e nos espera sempre!”

O Papa os incentivou a gritar esta mensagem não só com as palavras, mas sobretudo com os gestos de amor, ajudando os outros, especialmente os mais necessitados.

Fonte: https://www.vaticannews.va/pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF